10 dicas para pagar a dívida do cartão de crédito
Dívida de cartão de crédito não se torna um problema da noite para o dia. Ela constrói-se lentamente e insidiosamente com sinais apenas pequenos, como bater-se contra um máximo de limite ou não ser capaz de pagar um pagamento mínimo, para avisá-lo que um grande problema está nas suas mãos. Se a dívida do cartão de crédito tornou-se um problema para você, a coisa mais inteligente a fazer é parar de comprar e pagar os saldos em seus cartões de crédito. E para te ajudar, elegemos as 10 dicas mais importantes para pagar a dívida do cartão de crédito.
Dica 2: cancelamentos
Pagar os cartões com saldos pequenos que você pode dar ao luxo de acabar com o débito. Cancele estes cartões ou coloque-os em uma caixa trancada, para que não seja tentado a usá-los.
Dica 3: negociar
Converse com as empresas de cartão de crédito restantes, e peça-lhes para baixar a sua taxa percentual anual de juros. Muitas empresas vão fazer isso para manter um bom cliente, desde que você tenha um histórico como bom pagador.
Dica 4: juros
Escolha o cartão de crédito com o maior juros, e concentre toda a sua energia em pagar este cartão. Quando você tem um dinheiro extra, ele deve ir para pagamentos neste cartão. Quando este cartão for pago, cancele-o ou faça um bloqueio. Depois, foque em seu segundo cartão com a taxa de juros mais alta.
Dica 5: pagar mais que o mínimo
Faça pagamentos regulares sobre os outros cartões de crédito. Tente fazer mais do que os pagamentos mínimos. Fazendo apenas pagamentos mínimos significa que você paga duas ou três vezes o valor que você foi inicialmente cobrado em taxas de juros sozinho, ou até mais.
Dica 6: renda extra
Considere começar um trabalho de meio expediente, fazendo alguns trabalhos freelance de casa ou leiloar itens online para ajudar a pagar suas contas de cartão de crédito. Lembre-se que isso não precisa ser permanente, apenas temporário para o pagamento da dívida.
Dica 7: para de gastar
Se você não pode dar ao luxo de pagar um saldo mensal, pare de usar todos os cartões de crédito imediatamente. Bloqueie o uso, deixe-os em casa ou use qualquer outra solução para fugir da tentação.
Dica 8: comunicação
Se você entrar em apuros com a dívida do cartão de crédito, mantenha as linhas de comunicação abertas entre você e seus credores. Diga o que você pode pagar e quando. A pior coisa que você pode fazer é simplesmente parar de fazer pagamentos. Converse com a instituição emitente do cartão e peça ajuda para o planejamento dos pagamentos, se for o caso.
Dica 9: peça ajuda
Se você está em apuros com a dívida, obtenha aconselhamento de crédito imediatamente com o gerente de sua conta bancária, um profissional da área ou com pesquisas pela internet. Quanto mais informação, mais fácil ficará para acabar com o débito.
Dica 10: controle-se
Mantenha apenas um ou dois cartões de crédito. Quanto mais cartões você tem, maior a probabilidade de que você vai afundar muito profundamente em dívida de cartão de crédito.
Com estes cuidados, temos certeza que lidar com a dívida do cartão de crédito ficará muito mais fácil.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como funciona o limite na fatura do cartão de crédito?
Cartão de crédito online aprovado na hora: como funciona e quais são as vantagens
10 coisas do seu cartão de crédito que você precisa saber!
Como pedir um cartão de crédito em um banco?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.