Adiantamento ou antecipação do 13º – Tem juros, viu?
Vai chegando final do ano e todo mundo fica empolgado com o recebimento do 13º. Alguns já estão atolados em dívidas e já tem cada centavo desse recebimento destinado ao pagamento das mesmas. Outros estão planejando comprar muitas coisas pro natal ou o pagamento de contas no início do ano. Alguns poucos tem o planejamento financeiro necessário para que esse dinheiro seja economizado. E uma boa parte das pessoas, planeja ter esse dinheiro antes em sua conta, com a antecipação do pagamento através de um banco de sua preferência. Mas essa antecipação tem um preço, que pode sair muito caro.
Este empréstimo deve ser feito apenas e somente se você tem uma dívida cujas taxas e custos são maiores do que as da antecipação, como taxas de cheque especial ou do cartão de crédito. As mesmas taxas variam de banco para banco. Portanto é importante que o cliente pesquise a melhor opção com bastante antecedência para que sua conta salário seja transferida para o banco do qual será retirada a antecipação.
A melhor coisa a se fazer sempre é tratar de sua saúde financeira para que esse empréstimo não seja necessário. Lembre-se de controlar seu consumismo para não cometer erros financeiros que te levarão à falência em tempo recorde. Nunca faça um empréstimo para a compra de itens para sua casa, familiares ou amigos, mesmo que isso signifique passar o natal sem presentear ninguém. Isso é até bom, já que no início do ano tudo fica mais barato nas liquidações de estoque.
A maior parte dos bancos também não faz o empréstimo do valor total do 13º, limitando-se normalmente a 80% do valor total e obrigando o pagamento das taxas na data do recebimento do pagamento. Alguns possibilitam o parcelamento do pagamento, mas não o recomendamos, já que as parcelas aumentarão consideravelmente a taxa de juros a ser paga.
Sobre as taxas de juros, elas vão variar entre 2,73% ao mês a 4,51%, dependendo de seu relacionamento com o banco, as condições de pagamento e o valor total do empréstimo. A Caixa Econômica Federal normalmente possui as melhores condições entre os bancos do governo. O Bradesco é o melhor entre os bancos privados, obtendo as melhores taxas de mercado para quem precisa de empréstimos. Funcionários públicos terão as melhores taxas com o Banco do Brasil, podendo obter menos de 2% de juros ao mês.
Portanto, não seja seduzido pelas taxas ou pela ilusão da antecipação do 13º. Faça este empréstimo apenas se não existe a possibilidade de adquirir uma dívida que ficará muito cara em seu bolso, nunca utilizando este empréstimo para o pagamento de bens de consumo. O único caso que pode ser aberta uma exceção é para cirurgias de emergência para aqueles que não possuem plano de saúde. Porém, com um bom planejamento financeiro e reorganização dos custos familiares, um empréstimo nunca será necessário.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Empréstimo pessoal online: como conseguir?
Quando pegar um empréstimo pode ser uma boa opção?
O que é prestação? Como funciona o cálculo?
Empréstimo pessoal no cartão de crédito, como funciona?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.
Um comentário para: “Adiantamento ou antecipação do 13º – Tem juros, viu?”
Viajante
Antecipei o meu 13º no banco do Brasil e aprovisionou o meu salario. Estou tentando parcelar, mas está dificil. O banco que era uma mãe virou uma madrasta. Na hora que mais se precisa as coisas ficam pior. E agora pra pagar as contas do mês?