Aposentado pode continuar trabalhando?
A aposentadoria é um direito adquirido pelos trabalhadores após anos de contribuição para a previdência social. No entanto, muitos aposentados desejam continuar trabalhando, seja para complementar a renda ou simplesmente porque gostam de trabalhar. Mas será que um aposentado pode continuar trabalhando?
Aposentado por invalidez pode trabalhar?
De acordo com a legislação, um aposentado por invalidez não pode continuar trabalhando, já que o benefício é liberado especificamente pela incapacidade do trabalho.
Nova lei para aposentados que continuam trabalhando
É importante que desde 2020, não é mais permitido solicitar a revisão da aposentadoria para quem continua trabalhando.
Isso significa que o trabalhador que continua empregado terá de contribuir com o INSS, mas não poderá se aposentar novamente pelo mesmo regime de Previdência Social, nem aumentar o valor da aposentadoria com as novas contribuições.
Porém, suponha que você tenha uma aposentadoria militar e uma no regime de previdência social, ou uma aposentadoria de servidor público e uma na previdência social. Nesses casos, você pode acumular as aposentadorias, mas não poderá solicitar revisão ao continuar trabalhando.
O mais apropriado é acumular o máximo de tempo de trabalho para otimizar seus benefícios.
Direitos do trabalhador aposentado que continua trabalhando
Um aposentado que continua trabalhando tem os mesmos direitos de um trabalhador comum, incluindo os aposentados por tempo de contribuição, é permitido continuar trabalhando após a aposentadoria.
Porém, um aposentado que continua trabalhando perde o direito a certos benefícios da Previdência Social, como auxílio doença, já que tais benefícios não podem ser acumulados com a aposentadoria.
Aposentado por tempo de contribuição por continuar trabalhando?
Aposentados por tempo de contribuição têm liberdade para continuar trabalhando, sem qualquer problema para esta continuidade. O que o aposentado não poderá fazer é solicitar a revisão de aposentadoria após acumular maior tempo de contribuição.
Se você é como a maioria dos aposentados, pode ter economias e renda suficientes do seu plano de aposentadoria para cobrir o básico, mas também precisará considerar a inflação, os cuidados de longo prazo e o aumento dos custos médicos.
Uma pequena parcela dos brasileiros estão confiantes de que terão dinheiro suficiente para viver confortavelmente na aposentadoria.
No entanto, essa confiança aumenta se eles possuem uma contribuição para a previdência privada, por exemplo.
Para idosos que não salvaram um ninho grande o suficiente, continuar trabalhando pode ser uma necessidade.
Mas mesmo que não seja, ter um salário ajuda a complementar e aumentar essa economia para a vida útil mais longa do que muitos esperam.
Trabalhar durante a aposentadoria significa que é possível manter suas economias existentes – e continuar ganhando interesse – enquanto vivem sua renda extra.
Além disso, sua pensão se beneficia de seu ex -empregador normalmente não é afetado, a menos que você planeje voltar ao trabalho para eles.
O exercício, a leitura e as palavras cruzadas podem fornecer o estímulo para ajudar a permanecer em forma mental e fisicamente, mas trabalhar também é uma excelente maneira de permanecer engajado.
As pessoas que trabalham após a aposentadoria geralmente permanecem mais ativas e socialmente conectadas, o que pode significar melhor saúde geral e menos problemas médicos.
Trabalhar meio período pode dar a você uma sensação de fazer parte de algo sem estar ligado a uma carreira e longas horas.
Quando aposentado deve continuar trabalhando?
O trabalho para o aposentado por tempo de contribuição ou por idade pode ser uma oportunidade para melhorar sua renda e garantir um valor extra todos os meses para compensar perdas pela inflação e possíveis emergências financeiras.
Ao continuar com seu trabalho, você poderá também ocupar sua cabeça e se manter atualizado no mercado, além de poder financiar diversos sonhos que tinha para realizar em sua aposentadoria.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Reforma da previdência, o que muda?
5 produtos e serviços para sua segurança financeira na aposentadoria
Tipos de aposentadoria do INSS
Como fazer uma simulação de aposentadoria do INSS?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.