Banco 100% digital existe? Compensa mesmo?
Um banco digital é um banco construído com uma visão para chegar aos clientes através do mundo digital. É construído especificamente para oferecer ao cliente serviços exclusivamente digitais. Em outras palavras, o ponto de partida de um banco digital é disponibilizar todos os seus serviços ou, pelo menos, a grande maioria deles, em um ambiente exclusivamente online, cortando filas e horas de espera em agências bancárias para receber um serviço demorado e antiquado.
Leia também
- 6 motivos para NÃO receber contas via e-mail ou formatos digitais!
- Como ter conta corrente SEM pagar tarifas?
Depósitos podem ser feitos através de fotografia de cheques, transferências bancárias, ou mesmo o depósito tradicional na agência pelos terminais de atendimento ou na boca do caixa. Todos os outros serviços devem ser realizados via internet banking, aplicativo para celulares e tablets, ou pela central de atendimento telefônico.
Abrindo sua conta digital
O banco digital tem uma organização voltada para o mundo online. A principal forma de divulgação ao cliente é através de mídias sociais, com um foco em se tornar um centro de referência para o cliente em sua vida diária. E isso é feito através de uma conta digital para iniciar esse relacionamento.
A conta digital é um produto já oferecido por muitos bancos que tem agências físicas. É uma conta geralmente isenta de certas tarifas e pacotes de serviços, ou com um desconto considerável em relação a pacotes de serviço tradicionais. Na maioria dos casos, qualquer serviço “analógico”, ou seja, em que você tenha que usar uma agência bancária, será cobrado a parte quando você tem uma conta digital, mas não são valores muito caros, e além disso, quem tem uma conta digital tem que aprender a depender menos do banco tradicional.
Compensa ter uma conta digital?
As vantagens de contas digitais são inúmeras. Na maioria delas, você terá uma maior quantidade de transferências DOC e TED gratuitas, além de um considerável desconto em relação a pacotes de serviços tradicionais.
Mas a maior compensação de um banco digital, ou seja, um banco que foca mais em seus serviços digitais, está no conhecimento inato do cliente. Eles vão aproveitar os dados de sua clientela como uma diferenciação competitiva, tendo uma visão única do cliente para oferecer serviços e promoções sob medida. Eles saberão fazer uma associação de dados e predizer quais são as necessidades para seu dia a dia.
Banco 100% digital existe?
No exterior, sim. No Brasil, estão sendo dados os primeiros passos neste rumo, com algumas instituições tradicionais oferecendo a opção por contas digitais, e alguns bancos menores focando em oferecer essas contas digitais a mais pessoas. Alguns bancos, inclusive, já focam seu marketing na venda dessas contas digitais, e são, quase sempre, os que oferecem os melhores serviços nesse ramo.
Há muitos outros fatores que fazem parte de um banco digital e que vão além de agências físicas, agências virtuais, ou descontos nos pacotes de serviços. Mas o fator mais importante é o quão dedicado o banco está para oferecer um serviço digital de qualidade.
Em nossa pesquisa sobre os bancos digitais, encontramos vários bancos tradicionais oferecendo um pacote digital, mas sequer tem um canal de atendimento via Twitter ou Facebook. Em outros, quando você vai ver reclamações em sites especializados, verá resultados extremamente negativos, com opiniões bem críticas de clientes e ex clientes. Para um banco digital de verdade, você quer um atendimento de qualidade, e linhas de atendimento digitais práticas, mesmo que sejam só centralizadas pelo aplicativo do tablet ou celular.
Como sempre aconselhamos, pesquise bastante antes de se comprometer a uma conta digital, analisando sua rotina de uso de bancos e verificando se você realmente não precisa de ir até uma agência bancária para seus afazeres diários. E claro, verifique se o atendimento e serviços digitais são realmente de qualidade, ou se o banco demora a responder suas mensagens. É importante tais verificações para garantir o melhor atendimento possível de sua instituição financeira.
Você tem uma conta digital ou já usa os serviços de um banco digital? Como é? Você recomendaria a outras pessoas?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Sacar no “Banco 24 Horas” tem taxas? Vale a pena?
O que é o pacote de serviços de um banco? Como economizar?
Caixa Econômica tem conta digital? É bom?
Banco Inter: serviços, pacotes, e comparativo com os concorrentes
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.