O banco pode cancelar ou reduzir meus limites sem avisar?
Você acessa a conta do seu banco e descobre que seus limites não são mais os mesmos. Seus empréstimos, cartões de crédito, cheque especial. Tudo está diferente do que era antes. O pior de tudo é que o banco não enviou carta, e-mail e muito menos fez uma ligação para te informar sobre a mudança. Principalmente para quem conta com o cheque especial no fim do mês para cobrir alguns custos extras até o dia do pagamento, essa é uma surpresa extremamente desagradável, pois acaba atrapalhando sua gestão financeira e pode resultar em prejuízos financeiros ou no início de uma grande dor de cabeça de dívida.
Uma história pessoal
Utilizo o cheque especial como uma margem de manobra financeira, principalmente porque meu banco me dá 10 dias sem juros. Tenho de usar essa ferramenta porque tenho clientes que me pagam durante o mês, em diferentes datas, e minha conta não fica sempre com dinheiro. Todas as minhas contas estão no débito automático, como forma de evitar que eu esqueça de pagá-las e arque com juros caros. Não uso cheques, mas uso meu cartão de débito e verifico o extrato online de todas as minhas contas de 2 a 3 vezes por semana. Eis que, em um dado mês, no dia do vencimento do meu cartão de crédito, descubro que ele não foi debitado em minha conta. Pesquiso os motivos e vejo que meu cheque especial foi reduzido, sem eu ter recebido qualquer aviso, sequer uma mensagem na hora em que abro meu internet banking.
Passo 3 horas durante a madrugada ligando para o atendimento, anotando protocolos, tentando entender o que aconteceu. Visito minha gerente pela manhã, peço que não cobrem juros e nem multa do atraso no pagamento da fatura e que retornem meus limites anteriores do cheque especial. Lembrando: este é o mesmo banco que há alguns meses, aumentou meus limites para empréstimos e me ligou oferecendo tais serviços.
Mesmo assim, paguei multa e juros. Antes disso, fui pesquisar meus direitos. Meus não: nossos direitos, como brasileiros e consumidores.
Os direitos do consumidor com bancos
Agora imagine que eu tivesse emitido um cheque e eu estivesse sem fundos, resultando na devolução do mesmo e sujando meu nome na praça. Seria ainda pior, mas os dois casos caem na mesma legislação e jurisprudência. O banco é OBRIGADO a comunicar toda mudança em seus limites, sejam eles no cartão de crédito, empréstimos ou no cheque especial.
O cheque especial é ainda mais delicado, porque ele faz parte dos limites da sua conta, cobrando juros absurdos por conta de ser um empréstimo emergencial. O que alguns bancos estão fazendo é agindo de má fé com o cheque especial. Como?
Vamos supor que você o cheque especial com responsabilidade, ou seja, não abusando dos limites, sabendo que você deve “repor” o cheque especial para não pagar juros abusivos. Você faz isso com uma certa frequência. O banco tem acesso à esses dados. Ele aumenta seus limites para empréstimos e, de repente, você se vê sem limites no cheque especial, potencialmente tendo que usar o empréstimo bancário, pagando juros que você não pagava no cheque especial, porque você sempre fazia a reposição dos recursos da conta no vermelho.
Muitas pessoas, principalmente aqueles que não conhecem seus direitos, acabam recorrendo aos empréstimos no desespero, sem saber que o banco não poderia ter tomado a atitude de reduzir seus limites sem avisar. Ele está agindo de má fé e contra os direitos do consumidor, tentando te forçar a comprar seus produtos. Não que o banco esteja errado em mudar seus limites, isso é parte da análise de risco e pode acontecer sempre. Porém, bancos e instituições financeiras devem avisar seus clientes para que eles saibam e se planejem de acordo com os novos limites e possibilidades financeiras.
O que fazer quando o banco cancelar meus limites sem avisar?
Reúna extratos, comprovantes de pagamento e os prejuízos que isso te acarretou. Se seu nome foi incluído em listas de mau pagadores, consiga um comprovante ou comunicado sobre isso. Ligue para o banco comunicando o acontecido, anote todos os protocolos. Vá e converse com seu gerente bancário. Agende uma visita ao Procon de sua cidade e guarde toda a documentação.
Enquanto isso, pesquise a jurisprudência para seu caso online, ou seja, outros casos no Brasil onde o juiz decidiu a favor do consumidor. Tenha em mente que você tem que ter usado de forma responsável seus limites, ou seja, nada de sair comprando milhares de coisas e achar que o banco tem que arcar com isso.
Por fim, entre em contato com um advogado de direito do consumidor, seja ele um defensor público ou particular. A causa é praticamente ganha a seu favor, mas tenha cautela e se prepare para alguns meses de batalha jurídica, mesmo nos tribunais de pequenas causas.
Vale a pena garantir seus direitos e fazer com que os bancos aprendam a lidar com seus clientes da forma correta. Compartilhem nos comentários suas experiências e casos semelhantes. Quanto mais pessoas se informarem, melhor será!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
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4 comentários para: “O banco pode cancelar ou reduzir meus limites sem avisar?”
Hesir de Oliveira Filho
O Banco do Brasil simplesmente zerou o limite do meu cartão de crédito, sem eu estar inadimplente com eles, o Gerente me falou que foi cancelado porque eu estou com restrições de crédito no SPC e SERASA em outras empresas e que o Banco do Brasil adota está política.
Eu sou vendedor autônomo e vivo do uso do limite do cartão, e como fico agora, ainda mais com está crise nacional.?
Equipe Crédito ou Débito
Hesir, consulte um advogado. Eles não podem fazer isso sem te consultar.
Ander
Tenho uma conta no bbce minha mulher outra tamben no bb. A dela ficou com debitos. E derrepente o banco cortou minha conta. Pode isso? Ou o banco deveria cortar só a dela?
Equipe Crédito ou Débito
Ander, se as contas estiverem vinculadas de alguma forma pode sim. Se não estiverem, converse com o gerente pra saber o que houve.