O que é bolsa de valores? Como funciona?
Para entender como a negociação de ações funciona, é importante primeiro entender por que estas transações existem. Por que as empresas oferecem ações para estranhos e depois compartilham com eles os lucros obtidos do árduo trabalho?
Grandes e pequenas empresas, têm projetos e atividades que eles estão confiantes que serão muito bem sucedidas. Às vezes, o dinheiro e os recursos que eles precisam para não perder estas oportunidades é mais do que o que eles têm atualmente. Assim, em vez de tomar um empréstimo de um banco, eles oferecem a venda de uma parte da empresa em troca dos fundos de que necessitam. Quando vendem uma parte da empresa, eles estão aceitando partilhar os seus lucros com os investidores.
Isso soa muito fácil, se formos analisar apenas no âmbito mundial. Mas se formos pensar em algo nacional, como garantir que as ações compradas são suas? Como garantir que as empresas realmente existe e que podem dar lucro? A Bolsa de Valores surge então para poder regular tal mercado e impedir que pessoas ajam de má fé e levem o mercado todo à falência.
A verdade é que a bolsa de valores não é apenas um mercado de ações. Há bolsas de valores em diversos locais do mundo e na internet, criando vários mercados possíveis para as negociações ocorrerem. Nos Estados Unidos, as bolsas de valores predominantes são a New York Stock Exchange (NYSE) e a Nasdaq. No Brasil, temos a Bovespa como nossa única representante global. As trocas, tanto internas quanto externas criadas pelas Bolsas de Valores é que vão dar uma noção de como está o mercado financeiro e também irão ajudar o país na obtenção de mais recursos externos.
Para cada ação é dada um preço que é representante de seu valor, chamado preço da ação no mercado. Em um determinado momento, enquanto o mercado está aberto, os investidores podem comprar e vender ações ao preço de mercado. O preço de mercado varia muito durante este tempo, dependendo da forma como o negócio está indo, se há muitas ações no mercado, se elas estão sendo muito procuradas, quantas estão disponíveis para a venda e mais.
Para investir em ações, o primeiro passo é deixar uma corretora de valores autorizada e cadastrada na BM&F Bovespa saber que você está interessado. Estude o mercado financeiro, faça cursos e cadastre-se na sua corretora preferencial. Diga ao seu corretor quantas ações você quer de uma empresa específica ao preço de mercado atual ou faça todas as transações online, com a consultoria de sua corretora. A ordem de compra ou venda é então colocada na bolsa de valores. E alguém disposto a vender o estoque (que pode ser a própria empresa) vende as ações para o valor acordado. Uma vez que o acordo é feito, a troca é completa. Assim que sua primeira transação é realizada, seja bem vindo ao mundo das ações.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como escolher corretora para investir no exterior?
Como funciona o aluguel de ações?
Como investir em ações de empresas estrangeiras?
Como escolher as melhores ações para comprar?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.