Como cadastrar tarifa social de baixa renda para água e luz?
A Tarifa Social de energia e água é uma maneira para famílias de baixa renda e em situação de risco terem acesso aos serviços públicos básicos e essenciais para uma qualidade de vida melhor. Mas como cadastrar no programa para poder usar o benefício?
Como começar a economizar nos gastos de casa pela Tarifa Social
Primeiramente, é preciso conhecer o programa Tarifa Social. Criado pelo Governo Federal, a tarifa social oferece descontos na conta de luz e água de famílias de baixa renda e em situação de risco. O benefício é oferecido pelas diversas distribuidoras de energia elétrica e empresas de saneamento no Brasil. Os descontos variam de acordo com o consumo de energia elétrica e água pela residência, sendo que as residências com menor consumo tem descontos maiores. Um maior consumo pode significar sair da faixa de descontos do programa, o que significa que é importante para a família ter boas práticas de economia para não gastar demais com a energia elétrica ou água. Esse é o começo da economia de gastos no programa Tarifa Social para quem quer aproveitar melhor o programa.
Leia também
Quem é considerado baixa renda para a Tarifa Social?
São considerados baixa renda:
- Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Social, com renda familiar mensal por pessoa que seja menor ou igual a um salário mínimo.
- Famílias inscritas no Cadastro Único da Prefeitura da cidade, com renda familiar mensal de até três salários mínimos e que tenha familiar ou dependente portador de doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos.
- Idoso ou deficiente (dependente ou titular da conta) que receba Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social
- Família indígena ou quilombola pode usufruir dos benefícios da tarifa social, geralmente, em diversos lugares do país.
Tarifa Social de energia elétrica e água: como e onde se cadastrar?
Para fazer o cadastro, é preciso acessar o site da empresa de saneamento básico ou distribuidora de energia elétrica da sua região ou ir até um posto de atendimento para fazer o cadastro, levando os seguintes documentos:
- Documento de identificação oficial com foto e CPF do titular das contas
- NIS – Número de Identificação Social
- NB – Número do Benefício para famílais com Benefício de Prestação COntinuada da Assistência Social (BPC)
- Para família indígena, é possível apresentação do RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena)
- Família com portador de patologia ou doença que requerem uso de aparelhos elétricos devem apresentar relatório e atestado subscrito por profissional médico homologado pela Secretaria de Saúde do município, do SUS, ou estabelecimento particular conveniado, comprovando que é necessário o uso dos aparelhos, equipamentos ou instrumentos para o tratamento.
Como saber se estou recebendo o benefício da Tarifa Social?
Para saber se você está recebendo o benefício da Tarifa Social, você deve verificar na sua fatura mensal de água ou de luz, geralmente em um campo de informações na conta, uma mensagem parecida com: “desconto pela aplicação da Tarifa Social R$XXXX”. No caso da perda do benefício, haverá uma mensagem semelhante explicando por que o benefício foi perdido pela família.
Limites e prazos para o cadastro na Tarifa Social
A família pode se cadastrar a qualquer momento no programa da Tarifa Social, e não há limites de prazos para o vigor do desconto. Porém, é possível que durante o benefício a família possa perdê-lo, seja por consumir além dos valores que oferecem o desconto, por conta da família não estar com o cadastro atualizado nos programas sociais dos quais faz parte, por não estar recebendo mais algum tipo de benefício, ou por não estar mais em situação de baixa renda.
Cuidados com a Tarifa Social
Principalmente famílias morando de aluguel precisam tomar cuidado com a mudança de endereço, que deve ser comunicada à distribuidora de energia elétrica ou empresa de saneamento básico para que sua família não perca o benefício. É um cuidado importante para evitar problemas e correr menos riscos de perder seu benefício.
Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas e nós iremos te ajudar!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Minha Casa – Minha Vida! Guia completo!
Como tirar meu extrato do INSS?
Tarifa de cadastro e abertura de crédito! O Banco Central permite?
Como fazer o agendamento do INSS?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.