Caiu um depósito na minha conta que não sei quem fez! O que posso fazer?
Você recebeu um depósito em sua conta e não sabe a origem. Você não se preocupa tanto e usa esse dinheiro, que chegou em uma boa hora. Até o momento em que, de repente, recebe uma mensagem de um advogado solicitando a devolução do dinheiro. Como isso aconteceu? Por que você tem que devolver o dinheiro? Como me proteger nesses casos? Vamos com calma pois para tudo há uma solução.
Leia também
- Golpe do envelope vazio e depósito! O que fazer?
- Como enviar e receber dinheiro do exterior? Estados Unidos e Canadá!
Como investigar a origem do dinheiro?
Alguns passos devem ser respeitados para reconhecer a origem do dinheiro. Porém, antes de tudo, separe o dinheiro e não deixe que ninguém use tais recursos. Garanta sua proteção legal e a devolução total dos recursos por não usar qualquer quantia que seja desse depósito desconhecido. Após garantir a segurança destes recursos, você deve:
- Conversar com familiares e amigos que possam ter feito o depósito sem avisar;
- Conversar com clientes que estão devendo por serviços/produtos e não avisam sobre os depósitos;
- Conversar com seu empregador sobre possíveis bônus e gratificações recebidas.
No caso de transferências bancárias, fica fácil identificar a origem dos depósitos a partir do CPF e CNPJ do depositante, presentes na identificação da transferência. Assim, você pode tentar encontrar o contato da empresa pela internet. No caso de transferência por CPF, CNPJ de empresa que você não obteve o contato ou depósito sem identificação, você deve:
- Entrar em contato com seu gerente, deixando-o ciente do depósito sem origem clara;
- Solicitar ao seu gerente que entre em contato com o responsável pela transferência ou depósito identificado, além de termo assinado reconhecendo que você procurou com ele descobrir a origem do dinheiro;
- Registrar boletim de ocorrência policial sobre o caso;
- Entrar em contato com um advogado, levando a documentação e o registro junto ao gerente que você desconhece a origem do dinheiro.
Em respeito à privacidade de seus clientes, um banco só pode fornecer dados pessoais de seus usuários quando há uma ordem judicial. Por isso, é também necessário entrar em contato com o advogado para garantir sua proteção total no caso, além das orientações extras necessárias para você se blindar contra possíveis problemas legais e/ou financeiros.
Por que investigar a origem do dinheiro?
Além de evitar receber um mandado judicial para devolver o dinheiro e ter gasto ele sem poder, você também pode estar buscando por sua segurança. Já estão se tornando populares casos em que ladrões e lavadores de dinheiro depositam quantias em diferentes contas para depois assaltarem os donos delas. Você pode ter a dor de cabeça de ser julgado como interceptador do dinheiro, criminoso ou ser alvo de um assalto. Sua omissão sobre os recursos é péssima nesse caso, que não deve ser tratado de forma leviana.
Considerações Finais
Na maior parte dos casos, o banco consegue identificar o depositante e devolver os recursos financeiros. Os erros geralmente ocorrem de dois lados, da pessoa/empresa que depositou/transferiu depositou os recursos em contas erradas e da pessoa que recebe os recursos sem avisar ninguém. Portanto, seja ético e confira a origem antes de sair gastando por aí um dinheiro que não é seu. Afinal, se fosse o seu dinheiro, você também iria buscar os recursos de volta, não é?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como fazer pagamentos e transferências bancárias internacionais?
Como passar dinheiro de uma conta para outra?
Como transferir dinheiro com segurança?
Tipos de conta: quais são? Entenda!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.
17 comentários para: “Caiu um depósito na minha conta que não sei quem fez! O que posso fazer?”
Ana Flavia
Gostaria de identificar apenas a agência de origem do depósito, pois pela cidade sei qual cliente depositou. Mas pelo extrato da caixa não estou conseguindo.Os demais bancos consigo facilmente identificar. Como proceder?
Equipe Crédito ou Débito
Ana, ligue para seu gerente ou Central de Atendimento do seu banco para saber.
Walace
Olá.
Caiu um.dinheiro em conta, mas a conta estava devedora e consumiu o valor. Agora não tenho mais limite para devolução… O que fazer?
Uma devolução em parcelas seria solução?.
PS a pessoa quer a vista, claro.
Tks
Equipe Crédito ou Débito
Walace, entre em contato com seu gerente e explique a situação.
Carla
Oi passei minhão número de minha conta para outra pessoa…fizeram o deposito mas os nomes n batem…o que fazer?
Estefania
No meu caso o deposito veio de uma loterica, já tentei entrar em contato com a pessoa que eu acho que fez o depósito mas a pessoa não responde. Nesse caso da pra identificar a loterica?
Equipe Crédito ou Débito
Um pouco difícil, Estefania. Tente conversar com o gerente da sua conta, para te informar.
Carlos Roberto
Caramba o tramite é complicado caiu um dinheiro na minha conta e de cara desconto uma divida minha agora não sei o que fazer vo ter que gastar com advogado?
Uma coisa que eu nem errei já comuniquei ao banco eles disserão que não podem fazer nada porque o depositante não reclamou e abri um boletim de ocorrência.
Pra ser desonesto é tão fácil pra ser honesto é uma burocracia que pais mais besta
Equipe Crédito ou Débito
Você tem que conversar com seu gerente, em primeiro lugar. Depois dessa conversa é que tomará as providências cabíveis, Carlos.
Maerfson
Caiu uma quantia na minha contãe não sei da origem. E como estava precisando muito fui e usei o dinheiro. O que devo fazer. E por final o banco entrou em contato CMG para que eu Foce lá.
Equipe Crédito ou Débito
Converse com seu gerente sempre antes de tomar qualquer atitude, Maerfson.
Leonardo Santos
Olá!
Uma pessoa ficou de fazer o deposito em minha conta, pois ela foi até a lotérica e fez.
No entanto, ela fez em uma conta ERRADA, da mesma agência, só que como se trata de conta da Caixa Econômica Federal, por ter Agência, Operação e Conta, por exemplo: Operação 001 (Conta Corrente Pessoa Física), operação 003 (Conta Corrente Pessoa jurídica) e Operação 013 (Conta Poupança – PF-PJ).
A minha conta é Operação 003, ela foi e fez em uma Conta Operação 013 e invertendo os Números e Digito da Conta. E é óbvio, saiu o recibo em nome de outra pessoa, na qual quando se faz um deposito na loterica, a atendente pede para você confirmar, você só vê o valor na maquininha, não vê o numero da Agencia, Operação Conta e Nome, sendo assim o valor estando certo, você aperta o verde confirmando.
Pois Bem, envie um email para o banco imediatamente, com o comprovante de deposito em anexo, o banco me retornou o email dizendo que entrou em contato com a favorecida da conta errada, e que a mesma alega estar esperando depósitos em conta, que irá analisar se devolve ou não.
A minha pergunta é:
Estou com o comprovante em mãos, comuniquei o banco no mesmo dia e hora do fato (Agencia/Gerencia) por email, tive um retorno do banco que o mesmo identificou o deposito na conta dela, e aí? Se ela não devolver, posso fazer um BO no artigo 168 por Apropriação Indébita? Ela estará ou esta cometendo um crime ciente? O Banco é responsável caso ela gaste o dinheiro, por ter sido informado imediatamente, com horário de email pela comunicação, e caso ela sacou o dinheiro constara a data e horário na qual ela já tinha ciência do fato?
Obrigado!
Equipe Crédito ou Débito
Pode fazer o BO sim, se o dinheiro foi depositado erroneamente e a pessoa não quer devolver.
Ana
Caiu um dlinheiro na minha conta… Avisei a central do banco que não reconheco o valor… Mas a minha conta esta em debito o que devo fazer… Não reconheço esse deposito… Não quero arcar com danos alheio quero que tirem da minha conta
Equipe Crédito ou Débito
Converse com seu gerente, Ana.
Eduardo Lima
Boa tarde.
O banco lançou um credito de 6 mil reais em minha conta de forma errada, ai passaram alguns dias não sabia de onde veio e no extrato não aparecia nada só o valor disponivel para saque, estava com contas vencidas e acabei gastando o dinheiro, logo em seguida o banco lançou o estorno do valor e negativou a minha conta em 6 mil e esta me cobrando 17 por cento de adiantamento de depositante!
O que devo fazer?
Equipe Crédito ou Débito
Olá Eduardo,
Converse com seu gerente sobre a melhor forma de lidar com esta dívida.