Cartão de crédito para beneficiário do Bolsa Família

Em Cartão de crédito e débito por André M. Coelho

O Cartão Bolsa Família é diferente de um cartão de crédito. O primeiro é um cartão que permite o saque do benefício do Bolsa Família. O segundo é uma linha de crédito pré aprovada por um banco ou instituição financeira, e que permite o parcelamento de compras, compras via internet, e vários outros benefícios.

É preciso diferenciar esses dois cartões porque uma dúvida comum de quem tem o benefício do Bolsa Família é se eles podem fazer ou não um cartão de crédito. A resposta não é muito simples.

Assim sendo, como o Bolsa Família é um tipo de renda, dá pra ser usado como comprovante de renda. Na teoria, pelo menos, então é possível fazer um cartão de crédito com o Bolsa Família. Na prática, é um pouco diferente.

Cartão Bolsa Família e linhas de crédito

Para aprovar uma linha de crédito, o banco vai analisar o perfil financeiro de quem está procurando essa linha de crédito. Isso é feito analisando a renda de quem se candidata a um empréstimo ou cartão de crédito, e cada banco tem uma metodologia diferente.

Só que, para a aprovação na maioria dos cartões de crédito no mercado, a renda mínima é de um salário mínimo ou um pouco menos. Portanto, na análise de crédito para a maioria dos cartões de crédito, quem tem só como renda o Bolsa Família não terá o cartão de crédito aprovado.

Cuidado com o cartão de crédito do Bolsa Família

Cuidado: não existe um cartão de crédito do Bolsa Família ainda. O cartão que existe é apenas o cartão do benefício, que não tem função crédito. (Foto: independenciasulamericana.com.br)

Mas como ter um cartão de crédito com o Bolsa Família?

Você pode tentar comprovar renda extra de alguma forma, tais como recibos de “bicos”, ou outros documentos para comprovar sua renda que o banco aceite.

Pode ser possível conseguir um cartão de crédito consignado, apesar de ser meio difícil ter um limite aprovado. Nesse caso, é preciso procurar uma financeira especializada em cartões e empréstimos consignados, e fazer a aplicação para o cartão de crédito.

Outra opção é tentar aplicar para um cartão de crédito de lojas. Estes cartões de crédito são mais fáceis de terem limites aprovados para diferentes faixas de renda. Mas não espere limites muito altos.

Por último, você pode tentar um cartão de crédito nacional de algum banco. Geralmente, instituições como a CAIXA e o Banco do Brasil tem disponível algum tipo de cartão para pessoas com baixa renda. Vale a pena tentar, conversando com o gerente do banco.

Esperamos ter ajudado. Não é garantido que você consiga um cartão de crédito com seu Bolsa Família, mas as chances são boas. Tente, e volte nos comentários para nos contar como foi sua tentativa.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário