Cartão de crédito internacional em viagens
Antes de fazer uma viagem internacional convém não somente verificarmos se estamos com todos os documentos disponíveis e em dia, mas também se nosso cartão de crédito e débito está de acordo e autorizado a ser usado no exterior. Em uma viagem que fiz em 2007 à Buenos Aires não me atentei a esse detalhe, pra mim bastava o fato de estar escrito no cartão que ele era “Internacional”. Pensei que poderia usá-lo aqui no Brasil e em qualquer outro país sem precisar de autorização. Me enganei feio! Na hora de fazer um saque não fui autorizada, precisei ligar para meu gerente no Brasil para que ele liberasse o uso do meu cartão. A sorte é que eu estava ainda em um horário comercial e consegui encontrá-lo.
De fato, antes de viajar precisamos avisar o banco que o cartão será utilizado no exterior, para que eles habilitem seu uso e analisem com mais cuidado as transações que são efetuadas. Essa é uma medida comum para evitar fraudes e prejuízo diante de possíveis furtos.
Outra coisa importante a ser verificada é o limite do cartão de crédito. Muitas vezes você precisa mostrar qual é o limite do seu cartão para poder entrar no país de destino, eles estabelecem uma cota mínima de limite que, segundo eles, prova se você tem condições ou não de entrar no país (e ir embora, principalmente). Dependendo do limite do seu cartão ou de seu extrato bancário, igualmente solicitado, você não poderá entrar. Igualmente convém verificar a data de vencimento do cartão, vai que ele vence justamente no dia em que você estava planejando comprar aquele perfume francês?
Uma vantagem de se usar o cartão de crédito para viagens, por exemplo na compra do bilhete aéreo, é o oferecimento, por parte de muitos bancos, do seguro saúde obrigatório na maioria dos países da Europa. Convém consultar o seu gerente para saber se seu banco oferece essa vantagem e igualmente o seguro de bagagem, também comum em compras de passagem com cartão de crédito.
Espero que esta informação possa lhe ajudar a ter uma viagem mais tranqüila! Boa viagem e faça bom uso do seu cartão internacional.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Recompra em cartões de viagem? Furada! Veja por que!
Meu cartão de crédito venceu! O que faço?
Cartão de débito com Visa CRÉDITO? Como funciona?
Cartão de crédito recusado: os 10 principais motivos!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.