Casa grande ou pequena? Vantagens e desvantagens de cada uma!
Casa menores e mais aconchegantes estão se tornando um padrão do mercado imobiliário. As mansões e casas gigantes estão cada vez menos comuns. Mas quais vantagens e desvantagens podemos listar em cada uma delas? O que podemos analisar como vantagens e desvantagens de ambas no mundo atual?
As pessoas compram casas maiores para um número de razões
Outra razão as pessoas continuam a comprar casas cada vez maiores é porque ninguém lhes diz que não. O mantra da cultura novamente vem chamando, “comprar muito e tão grande quanto possível.” Eles acreditam na mentira e optam por comprar uma grande casa só porque isso é “o que são esperados a fazer” quando você começar a ganhar dinheiro.
Leia também
Ninguém lhes diz que não. Ninguém lhes dá permissão para prosseguir menor, em vez de maior. Ninguém dá-lhes as razões pelas quais eles podem realmente ser mais felizes em uma casa menor.
Considere estas 12 razões pelas quais você vai realmente ser mais feliz em uma casa menor
Mais fácil de manter
Qualquer pessoa que tenha uma casa sabe a quantidade de tempo, energia e esforço para mantê-la. Todas as coisas são iguais, uma casa menor exige menos do seu tempo, energia e esforço para realizar essa tarefa. Isso gera menos tempo gasto na limpeza e mais tempo livre para outras atividades realmente importantes.
Menos caras
Casas menores são menos caras para comprar e mais baratas de manter (seguro, impostos, aquecimento, refrigeração, eletricidade, etc.). Além disso, você pode conseguir casas menores em localizações muito melhor do que as mais afastadas da região central.
Menos dívida, impostos e riscos
Dezenas de calculadoras online irão ajudá-lo a determinar o quanto você pode pagar por uma casa. Estas fórmulas são baseadas no lucro líquido, a economia, a dívida atual, e pagamentos de hipoteca mensais. Mas se pudermos ser financeiramente mais estáveis e mais feliz apenas por gastar menos, por que então gastar mais de seu salário por uma casa maior? Controle seu custos desde o financiamento.
Não preciso dizer também que casas menores pagarão bem menos impostos como IPTU e Imposto de Renda, a não ser que sejam muito bem localizadas e exclusivas. Mas isso não é tão verdade, uma vez que casas longe grandes podem ser muito mais baratas também, mas sem acesso à tantos serviços básicos, como internet.
Mentalmente Libertadora
Como é o caso com todas as nossas posses, quanto mais possuímos, mais nossos bens nos possui. E quanto mais coisas que possuímos, mais energia mental é mantida refém por eles. O mesmo é absolutamente verdadeiro com o nosso maior, mais valioso ativo. Compre pequeno e livre sua mente.
Menos impacto ambiental
A casa menor requer menos recursos para construir e menos recursos para manter. Muitos dos benefícios acima (menos tempo na limpeza, menos manutenção, a liberdade mental) resultam na libertação de nossa agenda para buscar as coisas na vida que realmente importam, incluindo cursos e investimentos necessários para uma melhor vida financeira.
Incentiva a união da família
Uma menor casa em interação mais social entre os membros da família. E enquanto isso pode ser a razão pela qual algumas pessoas compram casas maiores, eu acho exatamente o oposto deve ser verdade. Além disso, compactando e otimizando o espaço da sua casa você precisará de menos móveis e eletrodomésticos.
Obriga a retirar a bagagem
Como falamos acima, mudar-se para uma casa menor força você a se livrar de alguns pertences que não pareciam, mas são inúteis.
Menos tentação para acumular
Se você não tem qualquer espaço em sua casa para que sua nova escada, você será menos tentado a comprá-la em primeiro lugar. Em uma casa pequena, você pensará duas vezes antes de comprar algo que sabe que não irá caber na sua casa.
Menos decoração
Enquanto algumas pessoas adoram a ideia da escolha de cor de parede, cor do carpete, móveis, tratamentos de janela, decoração e luminárias para dezenas de quartos, poucas sabem que estes estão entre os maiores custos dentro de uma casa nova. Quanto menos você poder gastar com esses luxos, melhor será para seu bolso.
Mercado mais amplo para vender
Por sua própria definição, uma casa menor é acessível a um percentual maior da população do que uma mais cara, menos acessível. Portanto, sua chance de revenda é muito maior.
Mas casas grandes são tão ruins assim?
Sua casa é uma decisão muito pessoal, que pesa em um grande número de fatores que não pode ser resumida em um texto de blog. Este post não foi escrito para lidar com todas as variáveis. Pode ser que você sempre sonhou em ter um cultivo de plantas no quintal, ou um campo de tênis. Há muito mais a se analisar aqui do que apenas o tamanho. Mas em termos econômicos, uma casa maior só traria vantagens se você passasse a produzir sua própria comida usando o espaço da casa, o que sabemos que poucos de nós temos real tempo para isso.
Você tem que levar em conta suas escolhas, suas preferências também. E assim, tomar uma decisão que realmente satisfaça suas necessidade.
Vocês, leitores, preferem casas menores ou maiores? Por que?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
12 mitos e verdades sobre casas de madeira!
Comprar ou alugar um imóvel?
Como economizar para comprar a casa de seus sonhos?
Como vender um imóvel?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.