Código de barras para pagar contas e boletos: Caixa, BB, Santander e outros!
Um código de barras nada mais é do que uma série de números traduzidos em listras pretas e brancas. Quando você precisa pagar alguma conta ou boleto que tenha um código de barras, basta ter esses números em mãos para conseguir efetuar o pagamento por um meio eletrônico, seja um caixa eletrônico, internet banking, telefone, ou aplicativo do seu banco.
Para cada um desses serviços, há mais de uma forma de obter o código de barras. O número do código de barras, necessário para o pagamento, geralmente fica logo acima das barras ou na parte superior do boleto.
Quando você não tem o boleto em mãos, perdeu o boleto, ou ele não chegou antes da data de vencimento, é possível obter a segunda via do boleto ou mesmo o código de barras através de seu telefone, aplicativos da empresa que está prestando o serviço, ou pela internet.
Código de barras do boleto: passo a passo
Obter o código de barras do seu boleto, se você não tem ele em mãos, é bem simples. Vamos explicar cada um dos meios para obter o código de barras.
Pelo telefone:
- Procure o telefone do SAC da empresa da qual você precisa do código de barras. Deixe ao seu lado papel e caneta.
- Ligue e espere ouvir a opção “pagamentos”, “código de barras da fatura/boleto”, ou “segunda via da fatura”. Tecle o número correspondente à opção.
- Na opção pagamentos, espere ouvir a opção código de barras.
- Forneça as informações solicitadas sobre a conta e anote o código de barras.
Pela internet:
- Pegue uma conta antiga do serviço do qual você precisa a fatura.
- Acesse oficial do serviço pela internet.
- Na página principal, provavelmente está disponível uma opção “segunda via de fatura” ou “área do cliente”. Clique em uma dessas opções.
- Entre com os dados do titular do serviço, incluindo número do consumidor. Em alguns casos, pode ser necessário fazer um cadastro na página, mas é bem simples. Se você entrou em “área do cliente”, basta procurar pela opção segunda via da fatura.
- Anote ou salve o arquivo da segunda via do boleto com o código de barras.
Por aplicativo para smartphones e tablets:
- Acesse a loja de aplicativos do sistema operacional de seu smartphone ou tablet: App Store para aparelhos da Apple, Play Store para aparelhos com Android, e Windows Store para aparelhos com Windows Phone.
- Pesquise por um aplicativo com o nome da empresa para a qual você precisa o código de barras. Baixe o aplicativo e instale.
- Separe um boleto antigo e abra o aplicativo. Insira as informações solicitadas, assim como estão no boleto sobre o titular da conta. Pode ser necessário fazer um cadastro, mas é bem simples e intuitivo.
- Procure pela opção “segunda via da fatura” ou “código de barras da fatura”. Toque nela. Salve o arquivo ou anote os números do código de barras.
Por SMS (disponível, geralmente, apenas para operadoras de telefonia móvel, mas nem todas tem essa opção):
- TIM: disque *144# no seu smartphone ou tablet. No menu que vai aparecer, tecle na opção “1 – Cód Barras”. Selecione a conta desejada, e anote o código de barras.
- Vivo: envie um SMS com a palavra CODIGO para o número 1058.
- Claro: ligue para o número *1052#. Tecle o número para a opção “conta”. No menu seguinte, tecle o número para a opção “código de barras para pagamento”.
Atualizar boleto: Santander, Caixa, BB, Itaú, Bradesco…
Quando sua conta estiver atrasada, será necessário atualizar o boleto de pagamento antes de efetuar o pagamento. Alguns boletos é possível atualizar pela internet. É bem simples.
- Digite na página do Google “atualizar boleto XXXX”, substituindo XXXX pelo nome do seu banco. Em alguns bancos, a atualização do boleto tem a denominação reemissão de boleto vencido.
- Clique na página que o Google indicar nos primeiros resultados.
- Na página, há um campo que deve ser preenchido com as informações do boleto a ser atualizado. Insira as informações.
- Use o código de barras atualizado para efetuar o pagamento.
Veja abaixo um tutorial do pagamento em caixa eletrônico:
Pagar boleto com código de barras: Santander, Caixa, Itaú, Bradesco…
Com o código de barras em mãos, você pode efetuar o pagamento por um caixa eletrônico, pelo telefone, internet banking, ou aplicativos para smartphones e tablets.
Pelo caixa eletrônico:
- Vá até um caixa eletrônico de seu banco, com o código de barras em mãos.
- Acesse o caixa eletrônico usando seu cartão.
- No menu principal, procure pela opção “pagamentos”. Escolha ela, e procure pela opção “pagamento com código de barras”. Em alguns bancos, o tipo de conta pode ter que ser especificado (luz, água, etc).
- Insira os dados do código de barras e confirme o pagamento.
Pelo telefone:
- Ligue para o SAC de seu banco. O número pode ser encontrado impresso na parte traseira do cartão do seu banco.
- No menu que será lido para você, escolha a opção “pagamentos”. Nas opções seguintes, escolha “pagamento com código de barras”.
- Tecle o código de barras ou leia para o atendente, autorizando o pagamento.
Obs.: alguns bancos tem senhas específicas para o SAC, como é o caso do Banco do Brasil. Faça sua senha de atendimento antes de efetuar esse pagamento.
Pelo internet banking:
- Acesse o site de seu banco (geralmente no formato www.NOMEDOSEUBANCO.com.br). Confira se antes do endereço está um símbolo de cadeado ou “https”, que significa conexão segura.
- Entre com o número da sua conta e agência, fazendo login na sua conta.
- Já logado, procure pela opção “pagamentos”. No menu seguinte, procure “pagamentos com código de barras”.
- Insira o código de barras e confirme o pagamento.
Obs.: é necessário ter o acesso ao internet banking e senha para fazer esse procedimento. Alguns bancos permitem fazer todo esse procedimento online. Em outros, é necessário ir até uma agência para fazer uma senha com o gerente. Pode ser necessário também esperar um token ou cartão de segurança para poder confirmar transações pelo internet banking.
Por aplicativos para smartphones e tablets:
- Com o aplicativo do seu banco baixado e instalado no seu smartphone ou tablet, abra o aplicativo, abra o mesmo e vá até o menu “pagamentos”.
- Procure a opção “com código de barras” ou “inserir código de barras”.
- Insira os dados do código de barras e confirme o pagamento.
Obs.: assim como no caso do internet banking, pode ser necessário senha, token, e/ou cartão de segurança para confirmar o pagamento.
Sabemos que várias dúvidas podem ter ficado, mesmo depois de nossa completa resposta sobre o assunto. Nosso espaço de comentários abaixo está aberto a quaisquer perguntas e dúvidas que vocês possam ter. Estamos aqui para ajudar.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
O que não dá para fazer pelo internet banking?
O que é sacado? E cedente?
O que é o código SWIFT?
O que é tarifa ou taxa de boleto? Pode ser cobrada?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.