Como adquirir Máquina de Cartão?
As máquinas de cartão de crédito podem trazer vários benefícios para sua empresa, mas também podem representar um custo significativo se a escolha dos representantes e as formas de pagamento não forem bem feitas. É importante que você calcule o impacto nas vendas que a máquina de cartão de crédito irá trazer antes de se decidir pela utilização da mesma.
Mas caso sua empresa se enquadre no perfil de quem precisa de uma máquina de cartão de crédito, como fazer para adquirir? O primeiro passo é fazer orçamentos no mercado. Há empresas que representam a Cielo ou a RedeCard, inclusive a maioria dos bancos. O primeiro passo é ira ao seu banco e se informar dos preços e condições oferecidas. Fazer o credenciamento pelo banco acaba por facilitar os recebimentos e pode sair mais barato no fim das contas. Mas atenção: nunca tome a decisão na hora, sem ter feito todos os comparativos necessários! Leve os valores impressos para casa e calcule calmamente. Tomar decisões na mesa do gerente não costuma ser algo sensato, visto que ele é especialista em lhe convencer do que é melhor para o banco!
Todos nós sabemos que bancos sempre irão lucrar muito sobre a sua empresa, logo é melhor fazer orçamentos também nas empresas concorrentes. Mas faça um orçamento bem feito, usando uma planilha e lançando todos os custos iniciais, de médio e longo prazo, usando o seu faturamento atual, número médio de clientes (transações). Faça também projeções, visando que terá um aumento nas vendas por oferecer uma nova forma de pagamento, os cartões de crédito, débito e alimentação!
Credenciamento RedeCard ou Cielo: exigências principais
Sua empresa não precisa de muito para se credenciar à Cielo ou RedeCard:
- conta corrente: onde os pagamento serão depositados
- ramo de atividade compatível com a aceitação de cartões
- infraestrutura técnica para instalação da máquina de cartão: energia e linha telefônica, basicamente!
- há outras exigências mais detalhadas, mas se você conhece um concorrente do seu ramo que oferece o cartão de crédito, você provavelmente também conseguirá!
Tarifas da maquina de cartão de crédito
As tarifas bancárias e as cobradas pelas empresas Cielo e RedeCard variam muito. Há promoções, descontos, depende de quem fez o credenciamento e quando, e principalmente de uma análise de crédito de sua empresa. Todas as instituições financeiras precisam calcular o risco de fazer negócios no mercado, e sem dúvida isto será usado para fornecer descontos ou tarifas melhores (adequadas ao risco que sua empresa oferece) para sua empresa.
As principais taxas são as seguintes, que podem ter nomes diferentes:
- taxa de cadastro ou adesão: geralmente é cobrada para fazer a adesão, mesmo tendo sido proibida a Taxa de Abertura de Crédito, há outras formas em que esta taxa acaba sendo cobrada de outras formas. :(
- aluguel da máquina de cartão (POS): é uma valor fixo pago todo mês para manter a máquina em sua empresa
- percentual sobre as transações: cada transação feita na máquina de cartão sofre um desconto percentual.
A forma como cada uma das taxas irá impactar no seu negócio irá depender de quantas transações você tem e o valor de cada uma delas, gerando o seu faturamento total. O cálculo não é sempre muito simples, mas vale a pena que seja feito em detalhes antes de adquirir a sua máquina de cartão de crédito!
Sobre o autor
Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.
Veja também
Já tenho máquina de cartão de crédito! Como trocar por outra?
Máquina de cartão mais barata! Como escolher?
Máquina de cartão de crédito – Preço de credenciamento para pessoa física
MEI pode ter máquina de cartão? Como fazer?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.
13 comentários para: “Como adquirir Máquina de Cartão?”
Valdir Candido
Preciso cadastrar minha empresa para receber com cartão, como faço?
Jussara
Como fço pra me cadastrar…? qual procedimento? preciso cadastrar empresa sou pessoa fisica fazemos prestções de serviços…e vendas…
Andre Luis Barsileiro Campos
Tenho uma firma que estou regularizando CNPJ e CPF como acesso para ter cartão (máquina ) quanto pago, já tive cadestro de maquineta…
Waleska Moreira
Sou autonoma e gostaria de saber como adquirir a máquina sem fio
Eliete de Oliveira
Eu gostaria de adiquirir uma maquininha que pegue todos os cartaões, qual a melhor?
Elivania Brito
Gostaria de saber qual o valor da máquina p debito e credito?
Germano da Silva
Sou autonomo e gostaria de saber como adquirir a máquina sem fio, máquina de debito.
Carla
Queria adiquerir uma máquina de cartão sou corentista do banco do brasil mais minha conta e fisica e preciso de uma máquina que passe vale refeição sou pessoa juridica carla
Marilei
A máquina pde ser usada em conta poupança? Da caixa
Equipe Crédito ou Débito
Sim, como débito.
Auricelia Vasconcelos
Como faço pra adquirir ligo pra onde
Equipe Crédito ou Débito
Basta seguir as instruções dadas no artigo. Você pode entrar em contato direto pelo site das máquinas de cartão.
Alcimare Franco
Gostaria de saber como funciona para pega a máquina