Como conferir a fatura do cartão ?

Em Cartão de crédito e débito por André M. Coelho

Sua declaração mensal do cartão de crédito é um tesouro de informações. Ele resume seus débitos e créditos e lista o seu balanço e taxa de juros. Ele ainda alerta para possíveis fraudes, se você detectar transações desconhecidas. Você pode obter o máximo de sua declaração, se você a examinar cuidadosamente logo que a tiver disponível e focalizar os itens mais importantes.

Abra sua declaração assim que ela chegar, seja por email ou pelo correio. É necessária essa verificação imediata para se prevenir contra fraudes o quanto antes!

Com ela já em mãos, é hora de comparar sua fatura com os recibos em seu arquivo, certificando-se que os totais correspondem. As empresas às vezes sobrecarregam o seu cartão inadvertidamente. Isso afeta o balanço e o crédito disponível. Se você pegar uma quantidade incorreta, entre em contato com a Central de Atendimento de seu cartão para saber como proceder. Provavelmente, se o encargo foi feito por um lojista, seu gerente irá pedi-lo para ir até a loja para solicitar a correção do erro.

Quaisquer encargos para os quais você não tem nenhum recibo além de contatar seu gerente, ligue para a loja ou empresa que fez a cobrança para obter mais detalhes. Peça um reembolso, se você descobrir que você não fez a transação, q denuncie fraudes potenciais para o emissor do cartão de crédito. A maioria dos bancos manter linhas de 24 horas para fraudes através das Centrais de Atendimento. Transações desconhecidas podem significar que alguém está usando suas informações de conta ou do cartão. Seu gerente irá instrui-lo para o melhor procedimento, provavelmente iniciando pela troca de seu cartão de crédito e o início de uma investigação.

Fatura de cartão

Este é um modelo de fatura do cartão BB. Para um bom controle de seus gastos, é necessário que você sempre observe todos os valores que ali estão, incluindo limites, taxas e impostos. (Foto: araujosilvaadvocacia.com.br)

Verifique sua taxa de juros e limite de crédito, além de multas por atraso e juros para o parcelamento da fatura. O emissor do cartão de crédito deve enviar um aviso prévio, se pretende mudar os termos da sua conta. No entanto, você pode ter jogado fora a notificação como um anúncio ou uma peça sem importância de email e descartou sem ler. Você pode confirmar a mudança, verificando sua declaração ou pelas Centrais de Atendimento de seu banco e/ou cartão. É importante saber destas taxas para se organizar, caso um dia de extrema necessidade precise usar estes recursos de seu cartão.

Registe-se para acesso online às suas contas de cartão de crédito. Em seguida, verifique suas declarações uma vez ou duas vezes por semana, em vez de esperar até o final do mês. Isto permite a você pegar fraudes precoces, o que minimiza o dano que um ladrão pode causar usando suas contas por um tempo prolongado.

A anuidade é normalmente descontada também em sua fatura. Uma boa forma de você analisar se é uma boa anuidade ou se já está ficando um pouco cara para você. Pesquise e sempre converse com seu gerente sobre melhores condições. Pontos de programas de relacionamento também estão em sua fatura e é necessário que você sempre verifique seu saldo para saber quando trocá-los por prêmios ou milhas.

Por fim, use sua fatura para controlar melhor seus gastos e economizar no dia a dia: sabendo para onde seu dinheiro vai facilita saber onde você pode cortar gastos e assim, começar a poupar mais e investir mais.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário