Como dizer NÃO para estes golpes de pirâmide?

Em Educação financeira por André M. Coelho

O esquema de pirâmide envolve um negócio insustentável que premia pessoas para inscrever outras pessoas em um negócio que oferece um produto inexistente ou inútil. Cada uma das novas pessoas acaba financiando quem já está no esquema. Com as recentes suspeitas sobre a Telexfree no Brasil e as investigações sobre a empresa, fica transparente a quantidade de inocentes atingidos pelo golpe. Entender o golpe de pirâmide é o primeiro passo para evitar este tipo de fraude financeira.

Seu dinheiro não é realmente investido em qualquer produto. Em vez disso, ele simplesmente passou pela cadeia de investidores. Porque esquemas de pirâmide são não autorizados e não fazem lucros, é muito improvável você recuperar todo o investimento perdido. Enquanto o fraudador no topo vai ganhar mais dos lucros, quem entrou no esquema depois acaba perdendo.

A diferença da pirâmide para negócios legais

Esquemas de comércio legítimos dependem de bens e serviços valiosos, enquanto esquemas de pirâmide ilegais concentram simplesmente em recrutar mais e mais investidores. Com técnicas que quase hipnotizam os mais inocentes, oferecendo grandes lucros por baixos preços, os fraudadores tentam pressioná-lo a tomar decisões apressadas, dando-lhe pouco tempo para considerar a natureza do investimento.

Fraudadores visam tornar seu negócio aparentemente legítimo. Isto significa que, muitas vezes, vão usar jargões técnicos, usar impressionantes cargos e sites falsos para olhar credíveis. Se você tem alguma suspeitas sobre a autenticidade de um esquema, você deve investigar o estado da empresa e detalhes do contato incessantemente, além de relatos sobre a empresa e seu funcionamento.

Escapando da pirâmide financeira

Quanto antes você entender o esquema de pirâmide financeira, mais cedo você conseguirá identificar e fugir desta armadilha. (Foto: blogs.jovempan.uol.com.br)

Você é uma vítima de fraude esquema de pirâmide?

Este trio de afirmações pode estabelecer com facilidade se você está sendo aproximado por uma pessoa mal intencionada e que quer aplicar um golpe de pirâmide financeira:

O que você deve fazer se você for vítima de fraude esquema de pirâmide?

Denunciar a fraude ao PROCON. Se você acha que está participando ativamente de um esquema de pirâmide, rompa o contato com os fraudadores imediatamente e não invista mais dinheiro. Se você tiver dado os fraudadores detalhes da sua conta bancária, alerta o banco imediatamente.

Mantenha as comunicações escritas que você recebeu do esquema de pirâmide. Eles podem ajudá-lo a prestar depoimento às autoridades. Após ir ao PROCON, registre imediatamente um BO sobre o caso.

Esteja ciente de que você agora é provável que seja um alvo para outras fraudes. Os fraudadores, muitas vezes compartilham detalhes sobre as pessoas que eles direcionados ou abordado com sucesso, utilizando-se diferentes identidades para cometer novas fraudes

Pessoas que já vítimas de fraudadores são particularmente vulneráveis ​​à fraude repetida. Isto é, quando os fraudadores em contato com pessoas que já perderam dinheiro através de fraude e pretendem ser policiais ou advogados. Eles aconselham a vítima que possam ajudá-los a recuperar o dinheiro perdido, mas pedem uma taxa antes.

Novamente: vá ao PROCON primeiro e lá eles irão te encaminhar para o lugar correto, tomando a atitude que pode realmente te ajudar.

Proteja-se contra a fraude de pirâmide financeira

Se você está pensando em qualquer tipo de investimento, lembre-se sempre: se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é mentira. Os retornos elevados só podem ser conseguidos com alto risco.

Esquemas de pirâmide muitas vezes envolvem produtos que são caros e não têm nenhum valor de revenda real. Você deve pensar sobre o verdadeiro valor do seu investimento antes de convencer os amigos e familiares para participar do esquema. Pense, repense e por favor, tome muito cuidado: Sua vida financeira agradece!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário