Como economizar seu gás de cozinha?
Apesar de muitas famílias demorarem para esgotar o bujão de gás de casa e este não ser tão caro, economizar na hora de cozinhar é uma boa ideia. Mesmo porque, muitas pessoas também tem gás encanado e podem vir com surpresas desagradáveis na conta de gás.
Pensando nisso, listamos aqui algumas dicas básicas pra te ajudar em economizar no gás de cozinha e assim, ter mais dinheiro para poupar e investir no final do mês.
Ao manter a panela centralizada sobre a boca do fogão, a chama se espalha mais uniforme sob a superfície da panela, facilitando o aquecimento dos alimentos que estão sendo cozidos.
Quando estiver cozinhando e o alimento estiver quase no ponto, tape a panela e desligue o fogo. O calor da panela irá terminar o processo de cozimento e você terá poupado alguns minutinhos do gás da cozinha.
A chama, quando está completamente azul, significa que o seu fogão está em boas condições, assim como o gás está sendo queimado corretamente. Se ela estiver amarelada, é hora de fazer uma manutenção no fogão e ver onde pode estar o problema.
Ao usar o forno, aqueça o máximo de alimentos possíveis dentro dele, uma vez que ele demora para se aquecer. Só tome o cuidado pra não misturar demais e acabar com um bolo cheirando a asa de galinha. Você pode também fazer uma comida seguida da outra, otimizando o tempo de cozimento.
A panela de pressão é sua melhor amiga para cozinhar alimentos. É uma economia de tempo e de gás incomparável.
Cozinhar legumes e verduras no vapor, além de ser saudável, ajuda a cozer outros alimentos, como ovos, batatas e outros mais demorados. Se você picá-los, o cozimento será muito mais rápido, principalmente se a água encobrir os pedaços de legumes e verduras.
Vazamentos devem ser verificados com muita regularidade e sempre que você for sair de casa, feche o registro do gás. Utilize uma esponja com espuma de detergente para verificar por vazamentos. Bocas de fogão sempre limpas ajudam muito na hora de poupar o gás.
Finalmente, para otimizar o tempo de cozimento do feijão, deixe-o por algumas horas de molho na água antes de cozinhá-lo. Essa “hidratação” do feijão fará com que ele fique cozido muito mais rápido do que se você o colocasse direto na panela de pressão.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Reformar a casa ou pagar o financiamento: eis a questão!
10 formas de simplificar suas finanças
Como economizar nas compras do mês?
10 Reformas de sua casa que se pagam sozinhas!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.