Como escolher o melhor cartão de crédito para você?

Em Cartão de crédito e débito por André M. Coelho

Como você escolheu seu cartão de crédito mais recente? Será que você pensou cuidadosamente nos benefícios que ele traria para você ou apenas escolheu o primeiro que apareceu?

Há duas maneiras de olhar para um cartão de crédito: o valor financeiro do limite disponível e seu valor para um crédito sábio. Em outras palavras, um cartão pode te ajudar a manter suas finanças saudáveis e uma folga financeira melhor, além de te dar mais uma opção de crédito caso seja necessário.

Leia também

O primeiro critério que você deve ter ao escolher um cartão de crédito é sua usabilidade: você quer um cartão que você pode usar em qualquer lugar. Além do fator conveniência, em geral, os cartões mais abrangentes também terão melhores condições e promoções.

Muitas opções no mercado

Nosso mercado financeiro tem muitas opções de cartões. Um deles é o ideal para você mas tenha paciência e não caia em qualquer oferta. (Foto: travel.nytimes.com)

A grande questão que você precisa perguntar a si mesmo ao escolher um cartão é se você terá ou não controle sobre seus gastos. Considere a sua despesa corrente e seus hábitos com crédito. Seja honesto com você mesmo. No entanto, se você pagar o seu saldo completo todos os meses, você não precisa de estar tão preocupado com um cartão de crédito.

A cobrança de uma taxa não é necessariamente algo ruim também, se os outros benefícios do cartão confere cancelam os custos. Tenha em mente, também, que muitos emissores irão cobrar a taxa menor para o primeiro ano. Use isso como uma espécie de período de teste para ver se você está realmente usando os benefícios para os quais você irá pagar nos anos seguintes.

O próximo passo na escolha de um cartão é procurar o limite de crédito mais elevado de cartões. Mas o limite de crédito de alto não é uma licença para fazer compras. Ele é sim uma disponibilidade para um maior arrocho financeiro futuro, para também poder aproveitar promoções e parcelamentos de itens necessários.

Antes de tomar sua decisão para um cartão e começar a comparar as ofertas que recebeu de diferentes instituições financeiras, leve em consideração também se irá precisar de um cartão internacional ou apenas um nacional. Apesar da maioria das opções ser de cartões internacionais, talvez um cartão nacional seja mais barato e atenda melhor às suas necessidades.

Finalmente, leve em consideração os programas de recompensa nos quais seu cartão estará incluso. É fácil ganhar pontos com o cartão? Você utilizará tais pontos? Pretende participar de um programa de milhas? Se sua resposta for não para estas perguntas, talvez seja melhor buscar um cartão com menores custos ou benefícios que realmente serão utilizados por você.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário