Como fazer planejamento financeiro?
Nós gastamos nossa vida planejando: nossas próximas férias, formar uma família, comprar um carro. Ser capaz de realizar nossos planos requer objetivos, informações, organização e compromisso. Planos de sucesso também exigirão um grau significativo de planejamento financeiro. Após um processo de planejamento financeiro de 5 etapas, deve aumentar significativamente o potencial de desenvolver um plano financeiro vencedor.
Como fazer planejamento financeiro?
Você pode ir do planejamento financeiro básico ao avançado seguindo algumas etapas simples. Cada uma delas tem diversos níveis de complexidade, que aumenta à medida em que você aprende mais sobre finanças.
Leia também
- Quanto tempo demora para liberar um empréstimo?
- 10 Ações que levam seu planejamento financeiro para o brejo!
Existem dezenas de estratégias, planos, e formas de planejar suas finanças. Obrigatoriamente, todos passarão pelas etapas que vamos descrever abaixo.
5 etapas do planejamento financeiro
Cada uma das etapas bem descritas e os passos a serem seguidos pelo seu planejamento financeiro.
Etapa 1 – Definindo seus objetivos e metas financeiras
As metas e objetivos serão o guia para o plano financeiro e devem fornecer um roteiro para o seu futuro financeiro. Eles devem seguir às seguintes orientações:
- Quantificável e alcançável
- Claro e ter um prazo definido
- Separar suas necessidades de seus desejos
Eles devem ser acordados e documentados com seu consultor financeiro para ajudá-lo a medir o progresso. Eles também devem ser revisados periodicamente para capturar as circunstâncias em mudança e garantir que permaneçam relevantes.
Etapa 2 – Reunindo suas informações financeiras e pessoais
O processo de planejamento financeiro e seu sucesso dependerão da qualidade e clareza das informações comunicadas ao seu consultor. Seu consultor completará um fato financeiro detalhado – encontrará para capturar todas as informações relevantes em relação às suas finanças. Isso incluirá:
- Receitas e despesas
- Ativos e passivos financeiros: o que você tem de bens? Quanto tem disponível?
- Atitude em relação ao risco, como tolerância e capacidade de arriscar: quanto mais você se arrisca, mais pode perder, mas também mais irá ganhar.
Etapa 3 – Analisando suas informações financeiras e pessoais
Você ou um consultor financeiro revisam as informações fornecidas na etapa 2 e usa para produzir um resumo que reflete seu perfil financeiro atual. As seguintes proporções são produzidas para melhorar sua compreensão de suas circunstâncias financeiras e para identificar áreas de força ou fraqueza:
- Coeficiente de solvabilidade: o quão fácil é pra você quitar suas dívidas?
- Relação de poupança: quanto dos seus ganhos são poupados?
- Taxa de liquidez: o quão fácil é pra você tornar seus investimentos e bens em dinheiro vivo?
- Relação de serviço da dívida: os juros que você paga de dívidas
Sua atitude, tolerância e capacidade de risco são avaliadas usando um questionário de tolerância ao risco psicometricamente projetados em relação aos ativos de investimento. Isso também é analisado para avaliar sua alocação de ativos para objetivos de investimento ou pensão.
Etapa 4 – Desenvolvimento e apresentação do plano financeiro
O plano financeiro é desenvolvido com base nas informações do passo 2 e na análise concluída na etapa 3. Cada uma das metas e objetivos na etapa 1 deve ser abordada e uma recomendação para cada identificada. Incluirá:
- Declaração de patrimônio líquido (um balanço)
- Cálculo do imposto consolidado anual
- Relatório anual de fluxo de caixa (exibindo excedente ou déficit)
O relatório deve ser bem explicado, discutido. Quaisquer dúvidas precisam ser esclarecidas com pesquisas, estudos, e mais. O Google é seu amigo neste momento.
Etapa 5 – Implementação e revisão do plano financeiro
Uma vez concluída a análise e desenvolvimento do plano, você tdeverá tomar os cursos de ação para suas finanças. Isso pode envolver a implementação:
- Uma nova estratégia de pensão ou investimento
- Alterar quem está financiando a dívida
- Seguro de vida adicional ou seguro de doença grave
- Ajustes de renda e despesas
Um conselheiro ou consultor financeiro pode realizar as recomendações por você ou servir como seu treinador, coordenando o processo com você e outros profissionais, como responsáveis ou gerentes de investimento. Eles também podem lidar com a interação com os provedores de produtos financeiros.
A educação financeira pessoal no planejamento financeiro
O planejamento financeiro é um processo dinâmico em curso que requer monitoramento contínuo. A revisão das ações recomendadas no plano deve ocorrer regularmente, e as metas devem ser revisadas anualmente para levar em conta uma mudança de renda, valores de ativos, negócios ou circunstâncias familiares. Para isso, é preciso a constante educação financeira, no processo de conquista da independência e da riqueza.
O planejamento financeiro que segue um processo devidamente definido e documentado dará a maior chance de um resultado bem-sucedido. Não garantirá segurança financeira ou riqueza, mas proporcionará uma oportunidade para prosseguir e requer análise, disciplina e experiência adequadas.
Como você faz seu planejamento financeiro? Tem alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como planejar suas finanças para realizar seus sonhos de longo prazo?
Gerente de banco lhe indica bons investimentos? Em que casos?
Como fazer um planejamento financeiro para viajar sem se endividar
Consultoria financeira pessoal, como funciona?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.