Como fazer uma reclamação sobre seu cartão de crédito? Passo a passo!
Os clientes não estão apenas de saco cheio com o serviço que recebem de empresas financeiras, mas também não estão preparados para tomar medidas contra eles. As reclamações contra bancos, cartões de crédito e outras empresas só cresceu nos últimos anos. E se você quer que sua reclamação seja ouvida, nossas dicas vão garantir que a sua reclamação seja solucionada.
Fale com a operadora do cartão de crédito
Na maioria dos casos, o seu primeiro ponto de contato será um call center ou ramo local. O número está geralmente na parte traseira de seu cartão de crédito ou no site do banco/instituição financeira que emitiu o cartão. Anote todos os números de protocolo dados para sua reclamação.
Faça uma queixa por escrito
Se o problema não pode ser resolvido por uma chamada telefônica, visite seu gerente. Faça fotocópias de documentos, envie cartas par ao atendimento e/ou emails. Tenha sempre um registro de tudo que já foi enviado. Use sites como o Reclame Aqui para tentar levar sua reclamação a mais “camadas” da empresa.
Mantenha a calma
Negociar sobre o labirinto de menus telefônicas automatizadas pode testar a paciência de qualquer um. Seja cortês e educado para obter os melhores resultados, mesmo depois de já ter feito uma reclamação escrita.
Atenha-se ao ponto
Não desvie-se dos termos de sua reclamação. Se você está sendo iludido, é fácil escorregar para o argumento de um desconto ou outros problemas mais simples. Quanto mais simples uma reclamação, mais fácil de resolver.
Mantenha um registro dos documentos
Em cada etapa, tome nota de com quem você fala, o tempo e a resposta dada. Queremos reforçar a importância de anotar números de protocolo e registrar todas as conversas que você teve.
Indique como você gostaria que o assunto seja resolvido
Você está procurando um reembolso, um pedido de desculpas ou compensação? Diga ao provedor do cartão de crédito o que você quer. Seja realista, porém, e não vá pedindo exageros na hora de negociar. Converse com o gerente antes de passar para a próxima etapa, pois ele pode te dar uma solução boa para o problema.
Chame as agências reguladoras
Deixe claro que, se este problema não for resolvido você vai levar a questão ao Banco Central e ao PROCON. Depois de oito semanas, a empresa tem de fornecer uma resposta final ao seu problema. Se você acha que isso não é satisfatório, você pode levar sua reclamação ao PROCON e diretamente ao Banco Central pelos meios de comunicação da instituição.
Seja paciente
O PROCON e o Banco Central farão uma avaliação inicial sobre se você tem motivos para reclamar. Se a denúncia for aceita, pode levar algum tempo para chegar a uma decisão. O PROCON e o Banco Central geralmente atuam como mediadores, ajudando você e o banco a entrarem em um acordo. Caso não entre em acordo, você deve levar o emissor do cartão de crédito à Justiça, entrando com um processo no Juizado adequado à sua situação. Durante o período que você está fazendo a reclamação, evite ao máximo usar seu cartão de crédito.
Saiba quando desistir
Se o PROCON, Banco Central ou a Justiça rejeitam suas reclamações você pode recorrer da decisão com um advogado. Ele irá te ajudar a decidir se é uma boa ideia desistir da causa ou se você deve dar continuidade.
Esperamos ter ajudado você a fazer sua reclamação sobre o cartão de crédito. Se ficou alguma dúvida, não deixe de perguntar nos comentários abaixo!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
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4 comentários para: “Como fazer uma reclamação sobre seu cartão de crédito? Passo a passo!”
Eliezer Santos
O valor da Minha fatura chegou 1.114 paguei 500 reais.
Comprei 517 reais
No mês seguinte minha fatura veio 1480 reais
Somei e constatei que essa fatura veio com 50% de juros em cima do valor.
O que devo fazer? Isso está certo?
Equipe Crédito ou Débito
Provavelmente sim, Eliezer. Depende da taxa de juros do seu cartão.
Cida .
Boa tarde.Minhas faturas do cartão de crédito estão sendo desviadas ou entregues após vencimento do cartão e estou ficando desnorteada… Já liguei prá reclamar, pedir segunda via e eles dizem que vão enviar por email e nada.Parece que querem que eu adere ao internet banking, só que não sei, nem quero usar esses aplicativos, nem tenho celular prá isso…estou me sentindo manipulada e meu contrato de adesão não institui que tenho que pagar fatura virtual…estou de saco cheio, quero pagar e…todo mês mesma estoria.O que posso fazer, pois ainda cobram juros sobre o que deixo de pagar por desconhecer o valor certo, exato.Obrigada.
Equipe Crédito ou Débito
Cida, você tem que pedir o código de barras pelo telefone, ou fazer a atualização do cadastro também onde você fez seu cartão de crédito.