Como fazer uma reclamação de um banco? Passo a passo!
Esta página explica os estágios do processo de reclamação de um banco ou instituição financeira, descreve as informações necessárias para concluir o preenchimento de formulários e o que esperar quando as instituições envolvidas estão analisando sua reclamação. Afinal, você quer saber quando seu problema vai ser resolvido, não é?
- Banco online no Brasil: como funciona? Qual o melhor?
- Como mudar de banco! Passo a passo de tudo que precisa ser feito!
Reclamações do banco devem começar nele
Você deve dar ao negócio financeiro com o qual você está insatisfeito com a chance de resolver as coisas antes de trazer sua reclamação para outras instâncias.
Deixe-os saber qual é o problema, e como você gostaria que eles colocassem as coisas certas. Se você não tem certeza de como fazer isso, podemos ajudar. O negócio precisa dar-lhe sua resposta final dentro de um prazo rápido e hábil. Até 7 dias úteis é um prazo viável.
Digite no Google pelo nome da instituição + SAC ou Ouvidoria, e pegue o contato. Entre em contato com eles e descreva seu problema.
Registre o número de protocolo e quaisquer arquivos que tenha dos contatos com a instituição e o problema.
Banco central e sua reclamação
Se você não está feliz com a resposta, você recebe do negócio – ou eles não voltam para você – você pode envolver o Banco Central.
O site tem uma lista das instituições das quais você poderá reclamar. Depois de verificar se a instituição está na lista, vá para o site de reclamação do Banco Central e siga os passos abaixo:
- Clique ou toque em registrar reclamação.
- Clique em entrar com conta gov.br, login Sisbacen ou Registrato
- Escolha sua demanda e se está em seu nome ou de uma empresa
- Escolha nome ou CNPJ da Instituição
- Escolha o assunto
- Descreva seu problema
- Adicione o protocolo da sua reclamação na instituição
- Preencha seus dados pessoais
- Preencha seu endereço
- Confirme
Depois, você poderá acompanhar sua reclamação pelo site de login normalmente.
Processo semelhante poderá ser feito no site consumidor.gov, e no Reclame Aqui. Recomendamos que você também vá ao PROCON de sua cidade, ou registre ume reclamação online.
Acompanhamento de reclamação no Banco Central
Uma vez que temos todas as informações, o Banco Central analisará a situação.
Se acharem que há apenas um mal-entendido – ou você não teve perdas financeiras – eles explicarão o porquê. Mas se decidirem que você foi tratado injustamente, o BC forçará o banco a consertar a situação. Ele será capaz de resolver a maioria das reclamações dessa maneira.
Se você quiser levar as coisas para frente
Se você ou o negócio discordarem da avaliação inicial da sua reclamação, você (ou o negócio) podem pedir uma escalada da decisão para o âmbito jurídico. O juiz terá o poder de tomar decisões finais legalmente vinculativas, incluindo também quaisquer valores que julgar que tenha direito a cargo de danos morais.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder e te ajudar! Estamos aqui para crescermos juntos, e sua ajuda é sempre bem vinda!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Comprar com cartão na internet é seguro?
Como fazer uma reclamação na CAIXA?
Onde tem banco 24 horas?
Banco pode negar abertura de conta salário? E poupança?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.