Como fazer uma reclamação na CAIXA?
Se você tiver um problema não resolvido com seu banco, reclame diretamente com eles. Bancos e provedores financeiros devem lidar com reclamações dentro de um prazo aceitável para resolver seu problema, antes de que você vá ao PROCON ou protocole uma reclamação no Banco Central. Se sua reclamação é para a CAIXA, vamos mostrar como protocolar corretamente para ter seu problema resolvido com urgência.
Leia também
- Cartão Caixa Poupança: como funciona, benefícios e como solicitar!
- Cartão CAIXA poupança: guia completo!
Em resumo:
Certifique-se de que seu e-mail ou carta está claramente com “Reclamação”
Mantenha suas reclamações curtas e claras
Indique o seu número de conta bancária ou documentos
Inclua os nomes das pessoas com quem você falou, as datas e horários em que falou e qualquer documento relevante
Detalhe como você gostaria que o problema fosse resolvido
Direcionando as reclamações para a Caixa Econômica Federal
Após formular sua reclamação, é preciso encaminhá-la para o setor apropriado da CAIXA. Todos os bancos tem que cumprir com o Código de de Defesa do Consumidor e com as leis que regem as transações financeiras do Brasil.
Então, você precisa procurar a ouvidoria da CAIXA para poder encaminhar sua reclamação. Você tem a opção de encaminhar sua reclamação pelo site da ouvidoria da CAIXA, pelo telefone 0800 725 7474, pelas Redes Sociais da CAIXA ou presencialmente, em uma agência, conversando com um gerente.
Lembre-se sempre de registrar os números de protocolo para ter em mãos, caso sua reclamação não seja atendida e você tenha que ir até o PROCON de sua cidade.
E se a ouvidoria da CAIXA não resolver meu problema?
De acordo com as regras para as empresas financeiras e o Código de Defesa do Consumidor, todos os bancos devem ter um conjunto de procedimentos internos para lidar com sua reclamação, inclusive a CAIXA. Qualquer equipe que lida com reclamações deve saber quais são essas regras para que você possa ser informado se houver necessidade. Os procedimentos devem ser claros e bem definidos.
Se o seu banco não conseguir resolver sua reclamação de forma satisfatória até o prazo dado no recebimento da reclamação, ele deverá fornecer uma confirmação por escrito de que sua reclamação está sendo considerada ou explicar por que a reclamação não foi atendida.
Você deve ser informado sobre o progresso do banco em lidar com sua reclamação e, no prazo mínimo possível, receber uma resposta final ou uma explicação sobre o motivo pelo qual uma resposta final ainda não foi alcançada.
Caso sua reclamação não seja atendida satisfatoriamente, você pode protocolar uma reclamação online em um site que compile reclamações de usuários, ou ir até o PROCON de sua cidade com todos os documentos, protocolos, entre outras informações, para fazer sua reclamação.
Se, no final do período de reclamação o seu pedido ainda não tiver sido resolvido ou se estiver insatisfeito com a resolução proposta pela CAIXA, pode levar a sua reclamação ao Banco Central, antes de ir até o PROCON..
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos ajudar!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Conta Caixa Fácil
Crédito direto Caixa CDC! Como funciona?
Banco do Brasil ou Caixa: qual dos dois é o melhor Banco Federal?
Como mudar o email do Caixa Tem?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.