Como ganhar dinheiro na sua comunidade?

Em Educação financeira por André M. Coelho

O que é uma comunidade? Uma comunidade pode ser sua tribo urbana, seja ela de roqueiros, de nerds, de colegas de trabalho. Podem ser também seus vizinhos de bairro, da sua rua, entre muitas outras possibilidades. Agora, já pensou como estas comunidades podem ser uma grande fonte de dinheiro para você?

Muitas pessoas que hoje tem grandes empresas começaram com negócios pequenos, em duas ruas ou com os amigos que compartilhavam dos mesmos gostos. Esta parte de encontrar a comunidade é a parte difícil, de encontrar seus clientes. Com uma pesquisa boca a boca, você pode saber o que eles gostariam de ter, quanto eles gostariam de gastar nos produtos/serviços e você pode começar pequeno um produto facilmente escalonável, resolvendo problemas também com maior facilidade.

Mas ao invés de dissertarmos sobre as possibilidades de forma leviana, vamos falar sobre elas de forma mais detalhada abaixo, em tópicos organizados para te ensinar como fazer dinheiro com sua comunidade.

Pergunte à comunidade quais serviços dos sonhos eles precisam e então crie-os

Digamos que os donos de lojas da sua rua não tem muito tempo para tarefas básicas, como ir ao banco pagar contas. Será que eles estriam dispostos a pagar por este serviço básico para ter mais conforto e comodidade? Ou talvez seus vizinhos precisam de conselhos jurídicos e não sabem onde ou como encontrar. Você pode começar este serviço e ir crescendo de acordo com o aumento da demanda e de forma organizada.

Organize eventos para o grupo participar e cobre a entrada

Os empresários do seu bairro estão com sérios problemas para vender o seus produtos. Por que então não contratar um especialista de marketing, alugar o salão do seu prédio e cobrar um valor dos empresários para participação? Por que não organizar um churrasco entre o pessoa da sua rua e cobrar a entrada? Tudo isso pode ser facilmente pensado levando em consideração a necessidade e engajamento das pessoas.

Escreva um livro e venda-o ao grupo

Escreva um e-book ou livro e, em seguida, venda-o aos outros ou forneça-o gratuitamente com publicidade das lojas da sua rua/bairro. Além de ser um bom teste para a qualidade do seu livro, pode se tornar uma boa fonte de renda, começando pequeno com um bom boca a boca e críticas construtivas para você melhorar ainda mais sua escrita.

Oportunidades de negócios

Imagine oferecer um serviço para lavar carros em sua rua? Será que ninguém compraria este serviço? Muitas empresas especializadas começaram assim. (Foto: strongsville.patch.com)

Marketing de afiliados

Encontre produtos perfeitos para o seu grupo, colocá-os em uma lista e venda-os através de um esquema da filial para os membros do seu grupo. Você pode negociar descontos, comprar em maiores quantidades, ter maior margem de negociação e muito mais. Mas lembre-se que os produtos e/ou serviços tem que ser de utilidade para a comunidade alvo.

Encontre os produtos do seu grupo mais necessita, compre-os em massa e venda-os através de uma loja online (ou dropshipping)

Dropshopping é um tipo de loja onde você não precisa fazer nenhum tipo de armazenamento, apenas faz o intermédio entre o fornecedor e o público alvo. Se você vê que seu público tem uma demanda, você pode tanto abrir uma loja física quanto uma loja online para aqueles produtos/serviços e a partir daí, fornecê-los aos seus futuros clientes.

Criar um programa educativo/tutoria/orientação

Imagine que seu público alvo precise aprender algo, seja uma língua, habilidade musical ou qualquer outro conhecimento. Se você domina bem o conteúdo, basta se concentrar em criar uma boa metodologia e a partir daí, poderá passar a ensinar seus clientes cobrando por isso.

Considerações Finais

Algumas dessas idéias se sobrepõem um pouco. O mais importante antes de partir para um investimento é começar perguntando na sua rua quais produtos e/ou serviços eles mais gostariam de ter. Você pode encontrar oportunidades ao fornecer serviços/produtos melhores ou simplesmente criar um produto/serviço novo para uma demanda que seu público alvo tem e não é satisfeita.

O mais interessante desse investimento na comunidade é começar pequeno. Assim, seu risco é muito menor, você pode gerir os problemas e seu crescimento de forma mais organizada e assim se encaminhar a ter mais dinheiro com muito mais facilidade.

Dúvidas? Sugestões? Ideias de negócios? Compartilhe no espaço de comentários abaixo! Estamos abertos a sugestões!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

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