Como gastar menos na reforma da casa?
Você pode estar interessado na renovação da casa, seja ela nova ou mais antiga, porque há problemas com sua casa existente ou porque sua família está ficando maior. Muitas vezes, você precisa de renovações e reformas quando você está menos bem equipados para conseguir comprá-los. Antes de aceitar a primeira oferta para a reforma, aprenda a economizar dinheiro planejando com antecedência.
Leia também
Ao obter cotações de mai de um empreiteiro, além de comparar os preços de cada contratante, você terá de comparar o trabalho que está especificado e os materiais que serão utilizados. Quando você quiser economizar dinheiro, você não pode querer sacrificar a qualidade, pois quanto pior a qualidade, mais rápido você vai ter que fazer uma nova reforma.
Determine quais aspectos de sua reforma que você pode fazer sozinho. O dinheiro que vai ser gasto em sua reforma inclui não só os materiais, mas também o custo de mão de obra qualificada. Você pode economizar dinheiro, fazendo tarefas como remoção de luminárias da sala ou a retirada de um piso antigo. Se você não sabe fazer isso, há muitos tutoriais na internet ensinando. Contudo, cuidado para não cometer erros, por você pode acabar gastando mais ainda para consertá-los
Compra suprimentos para a sua reforma. Se o seu contratante permite, isso permitirá que você controle o custo de suas fontes e garantir que você só é cobrado para os materiais que serão utilizados. Esta opção pode afetar a escolha de um profissional para trabalhar com você.
Procure com cuidado para as melhores opções de financiamento, se for necessário. Dependendo da extensão de sua reforma, você pode precisar de tomar um empréstimo para cobrir parte do custo. A CAIXA tem um histórico com as melhores taxas de juros, mas você pode negociar com seu banco por melhores condições
Considere sempre os custos de longo prazo de sua casa renovação. Usando produtos de maior qualidade agora você pode economizar dinheiro em reparos no longo prazo. Faça um projeto completo, divida ele durante o ano, faça uma casa ecologicamente sustentável. E reserve todos os meses um tempo para manutenção de sua residência: quanto mais você se dedicar para manter a casa em bom estado de conservação, menos você gastará nas reformas.
Se você está considerando orçamentos de vários profissionais, certifique-se de obter referências para o trabalho deles e, ao mesmo tempo, negocie valores mais em conta com todos eles.
Na hora do contrato, estipule prazos e faça um contrato fechado ao invés de um que pague por hora. Assim, além de poupar dinheiro, você será capaz de ter um controle maior sobre a obra. Dê um prazo realista, entretanto, mas com folga para imprevistos. Estes imprevistos também precisarão de uma reserva de recursos.
Siga estas dicas e com certeza, a reforma de sua casa trará novos ares bons para sua residência, ao invés de dores de cabeça.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Construindo uma casa: dicas para economizar!
Casa grande ou pequena? Vantagens e desvantagens de cada uma!
10 Reformas de sua casa que se pagam sozinhas!
10 dicas para construir gastando pouco!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.