Como instalar o módulo de segurança sem ter problemas no computador?
O módulo de segurança que muitos bancos oferecem para o uso do internet banking é uma fonte de conflitos, lentidão, e muitos problemas para o computador. Mesmo sendo uma obrigação ter ele instalado, seria bom ter uma opção que não gerasse tantos problemas e que não exigisse a instalação do app do banco, já que os apps geralmente tem também limitações no que podem fazer.
Instalar módulo de segurança em uma máquina virtual: como fazer?
Vamos configurar o módulo de segurança em uma máquina virtual Windows, algo que não é muito difícil. Há diversos programas de virtualização, todos com procedimentos semelhantes. Vamos usar o processo para a instalação do Windows e do módulo de segurança no VirtualBox como exemplo, mas você pode seguir os passos para fazer o mesmo com outro programa.
Baixe o ISO do Windows
Primeiro, vá para a página de download do Windows e selecione a edição que deseja baixar. Clique em “Confirmar”, escolha o seu idioma e clique em “Confirmar” novamente. Neste ponto, você terá a opção de escolher entre as versões de 32 bits e 64 bits do sistema operacional. Vá com o que funciona para sua configuração de acordo com o processador do seu computador. Você pode saber qual o seu computador (32 ou 64 bits) digitando “Informações do sistema” na barra de pesquisa do Windows e procurando pelo termo x86 (máquinas de 32 bits) ou x64 (máquinas de 64 bits).
Crie uma nova máquina virtual
Vá para o site VirtualBox e faça o download da versão mais recente do software livre de código aberto da Oracle. Percorra o processo de instalação e, em seguida, inicie o aplicativo. Pressione o botão “Novo” e nomeie sua máquina virtual. Certifique-se de que seu “Tipo” esteja configurado para “Microsoft Windows” e sua “Versão” esteja configurada para a versão do Windows que você vai instalar Apenas certifique-se de que você combina a versão x64 com uma máquina virtual de 64 bits e a versão x86 com uma máquina de 32 bits.
Alocar RAM
Agora, você precisa decidir quanto RAM você deseja alocar para esta VM. Para a versão x86, você precisará de pelo menos 1GB de RAM. Para a versão x64, você precisará de 2 GB. Seja o que for que você decidir, apenas certifique-se de permanecer no verde. Se você alocar muita RAM, você acabará com sérios problemas de desempenho na sua máquina.
Crie uma unidade virtual
Em seguida, você precisa criar uma unidade virtual. A Microsoft diz que 16 GB é o espaço mínimo necessário para a versão de 32 bits, mas 20 GB são necessários para a versão de 64 bits. Uma unidade virtual de 50GB está ótimo, mas sinta-se livre para torná-la tão grande quanto você precisa. Apenas tenha certeza de que você tenha espaço suficiente no seu disco rígido real para lidar com o tamanho da sua unidade virtual.
Localize o ISO do Windows
Agora, entre nas configurações desta máquina virtual e navegue até a guia “Armazenamento”. Clique no ícone do disco com um verde mais ao lado de “Controlador: SATA”. Clique em “Escolher disco” e, em seguida, localize o ISO do Windows 10 que você baixou anteriormente.
Configure as configurações de vídeo
Antes de entrar e começar a instalar o Windows 10, vá até a guia “Exibir”. Você pode configurar a quantidade de memória de vídeo que você está disposto a alocar na máquina virtual, mas certifique-se de permanecer no verde. Você também pode alternar na aceleração em 3D e 2D na esperança de um melhor desempenho.
Inicie o instalador
Com toda essa configuração concluída, pressione o botão “Iniciar” no VirtualBox e comece o processo de instalação do Windows 10. Siga as instruções na tela, e você está bem no caminho. Você será solicitado por suas credenciais, então forneça seu nome de usuário e senha do Outlook. É assim que você entrará em sua conta no Windows 10.
Instale as adições de convidados do VirtualBox
Uma vez que você estiver na área de trabalho do Windows 10, você precisará instalar todos os drivers apropriados para o VirtualBox. Na UI do VirtualBox, vá para “Dispositivos” e, em seguida, selecione “Inserir imagem de CD de Adições de convidados”. Navegue até a imagem do disco no Windows Explorer e execute o instalador. Depois de passar por todo o processo, você precisará reiniciar a máquina virtual.
Pronto
De volta à área de trabalho, você pode finalmente usar o modo de tela cheia com a resolução adequada. No menu VirtualBox, vá para “Exibir” e selecione “Alternar para tela cheia”. Na maior parte, esta é agora a mesma experiência que você teria executado nativamente. Aí então, você deve abrir o navegador do Windows para baixar então o Google Chrome ou o Firefox. Assim que baixá-los, vá até o site do seu banco e siga às instruções na tela para instalar o módulo de segurança, reiniciando a máquina virtual quando for solicitado.
Módulo de segurança sem problemas!
Sempre que você precisar acessar seu internet banking basta ligar o VirtualBox e acessar o site do seu banco pelo seu sistema virtual.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Máquina de cartão mais barata! Como escolher?
Como baixar, instalar e ativar o aplicativo do seu banco?
Como funciona a máquina de cartão?
Cartão de crédito virtual, como funciona?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.