Como limpar o nome sujo – SPC e outras empresas
Você deseja saber o que fazer para limpar seu nome sujo na praça? A resposta é simples: pague sua dívida! Mas é claro, não podemos esquecer que pode acontecer de seu nome permanecer no cadastro do SPC ou outras empresas de análise de crédito e risco mesmo que a dívida já tenha sido quitada. E pode acontecer também de você negociar a dívida, não pagando-a integralmente, mas parcelada, e isso ser interpretado por esses órgãos ainda como inadimplência. Mas vamos por partes.
- Limpando o nome: Após a negociação e o pagamento da dívida (total ou após o pagamento da primeira parcela da dívida negociada), segundo o Código de Defesa do Consumidor o credor tem 5 dias úteis para retirar o seu nome da lista de devedores, o seu nome deve estar limpo, fora do SPC e Serasa. Se o credor não retirar o seu nome do cadastro de devedor, você deve contactá-lo e pedir para que retire. Caso ele não o faça, você deve entrar com uma ação judicial exigindo a retirada e ainda pode processá-lo por danos morais. Existe ainda uma outra maneira de limpar o nome sujo, que não é nada imediata.
- Outra forma de ter o seu nome limpo: Após 5 anos sem pagar a dívida, com o nome sujo no SPC e outras empresas de análise de crédito e risco, a dívida é prescrita, ou seja, é cancelada. Não poderá ser cobrada na justiça nem constar mais em cadastro de devedores. As empresas perdem o direito de cobrá-la e você não tem mais o dever de pagá-la.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Fazer cartão de crédito com nome sujo. É possível?
Feirão Limpa Nome: Datas, cidades e informações!
Dívida bancária caduca em 5 anos?
Como pagar a dívida do cartão? Qual dinheiro usar?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.
10 comentários para: “Como limpar o nome sujo – SPC e outras empresas”
Fátima
O valor da dívida inscrito no Serasa pode sofrer acréscimo em seu valor pelas empresas de cobrança?
Equipe Crédito ou Débito
Fátima,
As empresas de cobrança prestam um serviço para o credor da dúvida e não para quem está sendo cobrado.
Logo me parece que este acréscimo não é legal.
Em todo caso acho melhor que você entre em contato com o procon explicando sua situação e especificando melhor do que se trata tal cobrança para ter certeza da legalidade da mesma.
Rafael
Mas e depois que eu pagar, meu nome ainda irá constar que eu fiz uma compra e não paguei. Ou seja, quando eu limpar meu nome que eu queira comprar alguma outra coisa vai constar que eu já fiz compra e não paguei?
Equipe Crédito ou Débito
Rafael, consulte o Serasa e o SPC para mais informações. Os acordos variam de caso a caso.
Selma
Tenho dívida do FIES na caixa econômica. Já faz mais de 10 anos, eles estão me cobrando por uma financeira. Devo pagar essa dívida ou já prescreveu?
Equipe Crédito ou Débito
Consulte o PROCON da sua cidade, ou um advogado.
Danilo Celestino do Nascimento
Quero saber o valor total pra mim limpar meu nome
Equipe Crédito ou Débito
Você precisa entrar em contato com as empresas para as quais está devendo, Danilo.
Marcelo
Solicitei um cartão de crédito e não foi aprovado diz que tenho dívida em banco só que consultei serasa spc está limpo só que já tive cartão de crédito e não paguei tempos atrás como consigo paga essa dívida que não consta spc e serasa só no banco quando peso cartão de crédito
Equipe Crédito ou Débito
Marcelo, consulte o banco que recusou a proposta e peça para eles te explicaram onde está sua dívida, para que você possa procurar uma solução.