Como organizar as finanças?
Falta de organização pode prejudicar suas finanças, tanto ou mais do que estar com pouco dinheiro. Atrasar as contas pode levar a multas, taxas de atraso, e não manter o controle de sua conta corrente pode resultar nos juros do cheque especial. Segue-se uma lista de passos que o ajudarão a manter-se a par das suas contas e contas e conduzirá a uma maior organização e, mais importante, a menos gastos.
Leia também
- Divisão de contas entre casal! No namoro e depois no casamento!
- 5 motivos para receber contas por e-mail ou online!
Para economizar R$100, você troca dois jantares por um passeio de bicicleta com um almoço feito em casa. Você também pode pegar sanduíches prontos para trazer para um piquenique no parque, em vez de sair para bebidas caras. A melhor parte de ter que reduzir uma despesa para pagar por outra é forçar você a quebrar tradições e tentar algo diferente.
E se você não tiver um orçamento? Crie um hoje! Comece escrevendo seu orçamento da maneira que você gostaria que suas despesas se desdobrassem. No final do mês, comece a ajustar seu orçamento ajustando outras despesas quando uma despesa for maior do que o esperado.
Use um software financeiro para organizar as contas pessoais
O software financeiro não é apenas para investimentos. Você pode encontrar online software financeiro gratuito e ou com custos baratos para ajudá-lo a acompanhar suas despesas diárias e domésticas. Dentro dos programas, você pode obter informações detalhadas sobre onde seu dinheiro está realmente indo. Ao escolher o software de orçamento, verifique os que tem versões para smartphones e tablets, para que você possa monitorar suas finanças diariamente.
Como organizar os gastos pessoais em um só lugar?
Mesmo que a maioria de suas contas chegue eletronicamente, você ainda precisa de um lugar para aqueles que chegam pelo correio. E, sim, alguns ainda o fazem: os proprietários de imóveis não podem receber eletronicamente algumas contas porque essas faturas são pagas anualmente, como um seguro, por exemplo. Para armazenamento, mantenha suas contas perto de sua mesa ou onde quer que você escreva cheques ou pague contas online. Invista em um arquivo simples ou em uma pasta de arquivos e obtenha as pastas correspondentes.
Dado que a maioria das faturas de cartão de crédito e contas financeiras estão disponíveis online, muitas pessoas jogam fora as contas assim que são pagas, de preferência depois de rasgá-las em busca de privacidade e proteção contra roubo de identidade. Mas se você preferir manter registros em papel para fins fiscais ou apenas por segurança, registre todas essas declarações, faturas e recibos no sistema de arquivamento que melhor te corresponde. Se você não gosta de preencher as contas manualmente, pode manter as cópias digitalizadas em seu computador, armazenadas em uma pasta adequadamente rotulada.
Pague as contas no mesmo dia em que você as receber
Se você tem dinheiro disponível em sua conta bancária e não tem outras cobranças de cartão ou pagamento de contas que possam causar um cheque especial, pague suas contas assim que recebê-las. Preste atenção extra às contas de papel que normalmente vem eletronicamente. Você não quer pagar uma conta duas vezes porque recebeu uma cópia por correio. Sempre chame seu credor quando uma conta de papel chegar quando você tiver um pagamento automático programado ou um faturamento eletrônico configurado, evitando assim conflitos.
Crie uma lista de verificação no início do mês com todas as faturas que você está esperando. Você pode mantê-la em sua mesa, na área de pagamento de contas ou criar um arquivo no seu computador.
Consulte qualquer pessoa com quem você compartilha contas
Seja seu cônjuge ou parente, você pode facilmente ter problemas se não souber quanto o outro está gastando. Digamos que seu cônjuge tenha o dia de folga e decida ir almoçar e ir a um show com um amigo. Quando você chegar em casa, você é informado sobre o show. O que não lhe dizem são os valores gastos em meio a festividades de folga e um pagamento de empréstimo estudantil debitado diretamente porque sua conta bancária tinha R$100 a menos do que você imaginava.
Se você tiver depósito direto, você se acostumará com o seu pagamento sendo pago em dias de pagamento. No entanto, às vezes, seu cheque pode não chegar eletronicamente na data correta. Não comece a gastar até que você verifique o saldo da sua conta junto com seu parceiro.
Tenha mais de uma conta bancária para a organização financeira
Use uma conta para despesas e poupanças discricionárias e a outra para pagar contas. Desta forma, você pode evitar que você acidentalmente gaste dinheiro em uma noite que deveria ter guardado para pagar o aluguel.
A falta de pagamento de contas devido à falta de organização é o problema financeiro mais fácil de resolver. Você não precisa usar todas essas sicas desde que escolha um sistema organizacional que possa ser usado todos os meses.
Como vocês organizam suas contas? Quais estratégias funcionam para vocês?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Pagar contas no cartão de crédito compensa?
6 motivos para NÃO receber contas via e-mail ou formatos digitais!
Como reorganizar as finanças pessoais e familiares?
6 dicas para quem deve mais do que ganha!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.