Como parcelar as compras no cartão de crédito?
O brasileiro tem um costume um tanto ruim, financeiramente falando, de querer parcelar quase todas as suas compras no seu cartão. Muitas vezes, eles são iludidos pela propaganda enganosa dos juros zero e parcelam em um monte de vezes, a perder de vista, sem nem se preocupar se serão capazes de pagar a dívida toda. Como esta é uma realidade nossa, queremos ajudá-lo a aprender a parcelar suas compras no cartão e otimizar suas possibilidades para o parcelamento.
Leia também
- O que é “parcelar pela loja”? Qual a diferença de “parcelar pelo cartão”?
- Como ter lucro usando o cartão de crédito?
Será que você não consegue economizar um ou mais meses para comprar o produto a vista, com desconto? Se isto não for possível, pense em um valor muito pequeno de parcelas e em uma quantidade de recursos que não tire muito do seu salário. Pessoalmente, sugiro um valor de no máximo 10% de seu salário reservado para parcelamentos. O parcelamento é uma facilidade que usamos sem amarras e isso nos prejudica. Devemos ter uma maior disciplina com esse uso e glorificar menos o consumismo nessas horas.
Economize um pouco mais, seja mais paciente, planeje melhor os seus gastos e consiga poupar muito mais pois o “vício” em parcelamentos poderá te levar facilmente à falência, iludido pelos valores baixos das parcelas e a possibilidade de expandir o pagamento para prazos a perder de vista.
Estamos ainda aprendendo a lidar com o crédito no Brasil, uma vez que temos um acesso facilitado a ele a relativamente pouco tempo. O cartão de crédito, por exemplo, deveria ter taxas de juros mais baixas e o parcelamento dos produtos ser o parcelamento da fatura do cartão. Assim, evita-se que lojistas iludam o consumidor com a taxa de juros zero para parcelamentos, o que não existe. O povo brasileiro ainda precisa de muita informação e saber que o cartão de crédito é como um empréstimo e deve ser usado com cautela, assim como o dinheiro emprestado de uma instituição financeira.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Quando é melhor pagar a vista?
Taxa de juros zero – isto existe mesmo?
Como funciona o limite na fatura do cartão de crédito?
Como parcelar compras no exterior?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.