Como saber se meu cartão de crédito foi aprovado?

Em Cartão de crédito e débito por André M. Coelho

Quando você solicita um cartão de crédito, geralmente pode esperar uma resposta imediata em alguns casos. No entanto, se você ainda não recebeu uma resposta do fornecedor do cartão, talvez seja hora de tomar as coisas com suas próprias mãos. Não é um processo difícil, mas para tornar as coisas ainda mais fáceis, resumimos todos os principais detalhes do provedor de cartões de crédito e oferecemos algumas dicas sobre como melhor abordar a situação.

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A regra geral é fornecer todas as informações necessárias quando você se inscrever, pois isso geralmente acelera o processo de aprovação. Além disso, uma boa prática seria executar uma pesquisa de cotação primeiro e ter certeza absoluta de que você atende a todos os requisitos de elegibilidade do cartão.

Por que a aprovação do cartão de crédito está demorando?

Se o seu pedido de cartão de crédito estiver demorando mais do que o normal para processar, pode ser devido a um dos seguintes motivos:

O provedor considera que determinadas informações em seu aplicativo podem ser insuficientes, incorretas ou inconsistentes e podem exigir adição ou alteração.

O provedor vê marcas no seu arquivo de crédito que deseja analisar mais detalhadamente ou discutir com você.

O provedor precisa lidar com um grande número de aplicações e ainda não chegou ao seu.

O provedor perdeu sua aplicação

A solução do problema geralmente é simples e, às vezes, pode levar apenas um telefonema. Monitore suas chamadas, caixa de entrada e caixa de correio caso o provedor esteja tentando entrar em contato com você, mas saiba que ligar primeiro é sempre a opção mais rápida.

Se você não recebeu uma resposta sobre sua aplicação, entre em contato com seu provedor seguindo as etapas e usando os detalhes de contato listados na tabela abaixo.

Status da aplicação para cartão de crédito

Saiba o status da aplicação para o cartão de crédito e acompanhe para saber se receberá seu cartão ou não. (Foto: CNN.com)

Como saber se meu cartão de crédito foi aprovado: as respostas imediatas

A aprovação pode ser instantânea e verificada online, mas você também pode receber as seguintes respostas, dependendo de o banco exigir mais informações:

Aprovação instantânea

Com aplicativos online instantâneos, os fornecedores de cartão de crédito fornecem uma resposta quase imediatamente ao status da sua aplicação. Embora os critérios de empréstimo variem entre fornecedores e cartões, as verificações comuns incluem a verificação de identidade e a pontuação de crédito. Ao fornecer todas as informações necessárias e manter um bom histórico de crédito, você pode aguardar a aprovação instantânea.

Pendente

Se o seu pedido de cartão de crédito estiver sendo encaminhado, o fornecedor do cartão basicamente precisará de mais tempo para realizar outras avaliações antes de fornecer uma resposta conclusiva.

Aprovação condicional

Obter aprovação condicional significa essencialmente que o fornecedor do cartão de crédito está ganhando tempo para verificar seus detalhes antes de conceder a aprovação. Nesse cenário, você pode precisar fornecer documentos de identificação pessoal ou holerites visitando uma filial ou via fax. A aprovação completa só entrará em vigor após o término e você tiver assinado o contrato.

Inscrição não aprovada

O motivo pelo qual um provedor não aprovou seu aplicativo pode ser que você não atendeu aos critérios de empréstimo. Tais fatores podem incluir renda insuficiente, baixa capacidade creditícia ou histórico de crédito e emprego instável. Se você foi rejeitado, não solicite outro cartão imediatamente. Em vez disso, pesquise seu score de crédito para garantir que tudo esteja em ordem ou comece a comparar outros cartões para solicitar em alguns meses, prestando atenção aos requisitos de qualificação.

Como pedir um cartão de crédito: coisas a evitar

Aqui estão algumas coisas que você deve esperar ou evitar enquanto aguarda uma resposta sobre o status do seu pedido de cartão de crédito:

Fazendo vários aplicações

Você pode se sentir tentado a solicitar outro cartão de crédito enquanto aguarda uma resposta, mas saiba que vários aplicações simultâneas terão um impacto negativo no seu arquivo de crédito.

Erros no relatório de crédito

Se o seu cartão de crédito foi rejeitado e você não tiver certeza do motivo, verifique se cumpriu os requisitos de elegibilidade e peça uma cópia da sua pontuação de crédito para garantir que não foi vítima de fraude ou erro em seu arquivo. Se você encontrar um erro genuíno no relatório, entre em contato com o fornecedor do cartão de crédito e o organismo de relatório de crédito para iniciar a investigação e a correção.

Atrasos no atendimento ao cliente.

Pode levar dias ou semanas para um banco responder a uma consulta por e-mail e você deve esperar tempos de espera ao entrar em contato com a linha telefônica de atendimento ao cliente. Antes de ligar, verifique se o número que você está discando é gratuito. Caso contrário, evite ligar de manhã cedo, na hora do almoço ou depois das 17:00, quando é provável que estejam inundados por chamadas.

Solicitar um cartão de crédito é uma coisa, mas recebê-lo é outra. Pode ser necessário aguardar um período considerável, motivo pelo qual recomendamos que você se inscreva com antecedência e sempre fique por dentro da sua aplicação ligando para o seu provedor.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

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