Como se tornar um marceneiro?

Em Educação financeira por André M. Coelho

A marcenaria é um dos ofícios mais antigos da humanidade. Ela é o ramo dos ofícios de pessoas que são capazes de transformar madeira em móveis e em arte. Muitas pessoas ainda confundem a marcenaria com a carpintaria: enquanto o primeiro transforma o material, o segundo é o profissional que trabalha com a madeira no ramo da construção civil, apesar de ser possível uma pessoa trabalhar em ambos os ramos.

Estes conhecimentos podem ser facilmente adquiridos por vários cursos de marcenaria disponíveis em todo o território brasileiro. O mais reconhecido entre todos é o curso do SENAI, de reconhecimento nacional. Existem cursos e fóruns online que ajudam o marceneiro a aperfeiçoar seus conhecimentos.

Em alguns estados, os marceneiros se organizam em sindicatos, que além de defender a classe, podem ajudar muito aqueles que estão começando na profissão. Com uma rápida pesquisa no Google ou perguntando para um contador de sua cidade, você consegue esta informação com muita rapidez.

O mais importante com a marcenaria, assim como todo ofício manual, é a segurança. Muitos são aqueles que perdem dedos, cortam mãos e sofrem muitos acidentes ao manipular as ferramentas da marcenaria. Por isso, antes de começar, treine e  estude muito, além de usar todo o equipamento de segurança necessário para diminuir os perigos do manuseio com máquinas.

O ofício da marcenaria

A marcenaria é uma das profissões mais antigas do mundo e é muito difícil achar profissionais qualificados nessa área atualmente. (Foto: marceneirorj.com)

É recomendado, para que você faça um bom trabalho, um espaço bem ventilado e com espaço suficiente para suas ferramentas de marcenaria. Mesmo que seja só um hobby, tanto a serragem quanto as ferramentas podem ser um risco para sua saúde. O espaço maior e ventilado garante que você não ficará esbarrando em todos os cantos.

Se você tem históricos de alergia ou alta sensibilidade à poeira, consulte um médico alergista e saiba das dicas para seu trabalho. Tendo alergia ou não, a marcenaria lida com produtos químicos que podem ser muito prejudiciais à sua saúde. Máscaras faciais devem ser usadas a todo momento.

Você terá de estudar muito sobre madeira, geometria, encaixes, como fazer desenhos na madeira e muito mais.

O marceneiro tem alta demanda no mercado brasileiro, uma vez que muitos dos profissionais dessa área tendiam a fazer do ofício algo mais familiar e os filhos deles hoje escolhem o caminho da universidade. Mesmo com a marcenaria, você pode depois buscar mais conhecimentos em cursos como arquitetura, artes e até a engenharia. Sempre há formas de encontrar mais conhecimento.

Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas sobre como se tornar um marceneiro. Caso você, leitor, precise de mais informações, é só perguntar no espaço de comentários abaixo. Estamos aqui para ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

2 comentários para: “Como se tornar um marceneiro?”

  • José Marcos

    Beleza gostei eu sou marceneiro e carpinteiro Parabéns pela esplicasao

    Responder
  • José Marcos

    Comecei com 7anos hoje tenho 43 cada dia aprendo alguma coisa diferente isto é ser marceneiro e muito bom agradeço a Deus por se um marceneiro

    Responder

Deixe um comentário