Como trocar sua passagem?
Esqueça o pagamento de taxas caras de WiFi ou de bagagem. Hoje em dia, além de ser cobrado por uma lista cada vez maior de extras, desde melhorias de assentos até embarque prioritário e acesso ao lounge da cia aérea no aeroporto, também pagamos por cancelamentos. E quando nossos planos mudam repentinamente, somos frequentemente atingidos por taxas inesperadas de trocas ou, pior, pelo custo total de passagens não reembolsáveis.
Escolha uma companhia flexível para a troca de passagem
Se você achar que precisará mudar seu voo, escolha uma companhia aérea que renuncie a taxas de mudança caso precise alterar sua data de partida. Pesquise bem e você encontrará desde companhias aéreas que cobram fortunas por trocas de passagens a algumas que não cobram nada pelas trocas. Vale lembrar que, na maioria das vezes, voos adquiridos por meio de milhas de programas de fidelidade não são reembolsáveis e nem é possível trocar a passagem.
Faça suas reservas antecipadamente e ajuste para remarcar o voo
Para aumentar suas chances de alterar ou cancelar seu itinerário sem uma penalidade, ajuste seus planos dentro de 24 horas de fazer sua reserva para evitar incorrer em uma cobrança. Depois disso, todas as companhias aéreas tem taxas para alterações. Verifique com sua companhia aérea quais são as políticas e taxas individuais. Algumas permitem taxas mais baixas se você fizer alterações com mais de 60 dias para a viagem e aumentam sua taxa de alteração quando estão dentro de 60 dias da sua data de partida. Garanta suas reservas antecipadamente para contabilizar eventos imprevistos. Reservar com vários meses de antecedência significa que a programação de voos pode mudar à medida que a data de partida se aproxima. Você pode rejeitar a mudança de horário e insistir em uma data diferente que se ajuste ao seu horário.
Invista no seguro de viagem correto para não perder sua passagem
Se você optar por investir em seguros provavelmente dependerá de uma ampla gama de fatores, incluindo a duração, custo e risco associados à sua viagem. Mas se você quiser minimizar suas chances de pagar mais se for afetado por circunstâncias imprevistas, verifique se a situação está coberta. Embora as apólices tradicionais de seguro de viagem não cubram o cancelamento de uma viagem, pacotes mais extensos geralmente permitem cancelar sua viagem ou trocar para uma data futura. Por qualquer motivo, certifique-se de ler as letras da compra da apólice antes de fazer sua seleção. Tenha em mente que o custo da cobertura pode variar muito, dependendo do plano selecionado e do lugar que você está visitando.
Para comparar as opções disponíveis, confira sites confiáveis e provedores de seguros de viagem. Quando se trata de escolher a cobertura que é melhor para você, considere critérios como fatores de saúde e o custo de uma evacuação médica se você estiver viajando em algum lugar remoto, além das proteções extras que você pode precisar se pagou por assentos caros, hotéis ou um cruzeiro de férias.
Use um cartão de crédito que esteja protegido
“Sempre reserve suas reservas de viagem com um cartão de crédito, de preferência uma com um conjunto abrangente de vantagens de viagem”, diz Matjanec. “Muitos cartões de crédito, como aqueles com os logotipos Visa Signature e World MasterCard, vêm com várias proteções de viagem, como interrupção de viagem e cobertura de cancelamento de viagem”, acrescenta, enfatizando que usando esses cartões de crédito, você pode receber reembolso no evento. companhias de cruzeiros, trens, companhias aéreas ou locadoras negam uma alteração de reserva ou reembolso total.
Lembre-se da regra de 24 Horas e outros casos para reembolso
Quando se trata de buscar reembolso, a chave é entender o que os consumidores tem o direito de receber. Em primeiro lugar, é exigido que as transportadoras permitam mudanças gratuitas e reembolsos dentro de 24 horas após a reserva. Além desta regra, se o seu horário de voo foi alterado e o seu voo está muito atrasado (por exemplo, de manhã até à noite), pode pedir um reembolso se o novo horário não funcionar mais para a sua programação.
Outra consideração importante é se você tem acesso a um reembolso involuntário. Se a companhia aérea alterar sua programação que afeta seu bilhete mais de três horas antes ou depois do horário marcado, isso é considerado uma alteração de horário involuntária e significa que a empresa aérea deve permitir reembolsos e alterações em seu bilhete. bilhete sem penalidade.
Outra maneira de obter um reembolso: se você comprar o seu bilhete e, em seguida, encontrar uma tarifa significativamente menor com a mesma operadora Embora isso não seja uma ocorrência frequente, muitas vezes a companhia aérea permite que você ajuste sua passagem e você receberá crédito pela diferença no custo da tarifa, que pode ser aplicada a uma passagem futura.
Conheça seus direitos em uma situação de emergência
Emergências legítimas, como uma doença grave ou outra situação, podem qualificá-lo para uma troca de passagem. Embora não haja garantias, esses cenários qualificam você caso a caso. Às vezes, as companhias aéreas estenderão uma desistência se você puder fornecer documentação para o cancelamento (um atestado médico, por exemplo).
Saiba quando é mais barato não viajar
Às vezes, é mais barato não embarcar no voo do que lidar com taxas de mudança ou cancelamento. Se a mudança do seu voo custar R$200, e o seu voo custar inicialmente R$200, você acabará pagando R$400. Se você puder olhar novamente e encontrar o voo por menos de R$200, estará perdendo menos dinheiro pulando o voo inicial. Como as companhias aéreas podem cancelar o restante de seus voos quando você fizer isso, é melhor usar essa estratégia em voos de ida ou na última parte de seus voos de ida e volta.
Em algumas situações, sua melhor aposta é cortar suas perdas e perder totalmente sua passagem. Se você puder encontrar uma passagem por menos do valor pago por conta própria e acumular o valor do seu bilhete existente (menos multas) em um crédito para viagens futuras, essa é uma estratégia mais eficiente. Se você pode receber crédito para um voo futuro depende da operadora selecionada e da tarifa comprada, mas normalmente as companhias aéreas fornecerão um crédito ou reembolso quando você cancelar sua reserva online ou ligar para um representante do atendimento ao cliente de reservas para obter assistência.
Pode ser também válida a tentativa de vender sua passagem aérea em Redes Sociais ou classificados.
Entenda os riscos associados com os locais em seu itinerário
As companhias aéreas não são irracionais. Quando há forças no trabalho fora do controle dos viajantes, elas geralmente fazem esforços para acomodar mudanças e cancelamentos. É possível mudar voos sem pagar taxas quando há surtos de saúde ou outros desastres associados ao local de destino.
Como remarcar passagem aérea nas diferentes companhias?
As pessoas nem sempre estão cientes de que mudanças (e até cancelamentos) de passagens aéreas podem ser feitas com a maioria das companhias aéreas dentro de 24 horas após a reserva de um bilhete. Esta é uma janela muito estreita, mas é uma opção útil quando você precisa. E, embora a maioria das companhias aéreas permitam que você pague um preço muito menor pelas alterações de voo no mesmo dia, outras oferecem políticas diferentes, por isso é importante ler as regras.
Tenha em mente que muitas companhias aéreas com ingressos com preços premium oferecem mudanças gratuitas ou reembolsos totais. Se você não sabe a data exata em que precisa voar, pode valer a pena pagar um pouco mais pela classe de tarifa mais alta porque a diferença de preço pode ser menor do que o custo de uma taxa de alteração / cancelamento.
Para a troca de passagem, o processo é semelhante entre as empresas: acesse o site onde comprou sua passagem ou ligue para a companhia aérea. Esteja em mãos com seus documentos e os dados do voo. Veja quais são as opções para mudança antes da troca. No site é mais fácil pois o processo é automático. É bom ter um calendário de voos em mãos ao fazer a troca pelo telefone para agilizar o processo. Veja como realizar o pagamento das taxas e então, realize a troca.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como cancelar passagem? Tem reembolso? Multa?
O que é overbooking? Como lidar?
O que é o Ponto Viagem do Itaucard? Vale a pena?
Como resgatar milhas Star Aliance?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.