Como voltar a morar com seus pais?
Voltar a morar com seus pais pode parecer a única opção quando você perdeu um emprego, não pode encontrar um logo após a formatura, ou acabou de se separar. É estressante ter responsabilidades financeiras e sem renda. Você também pode estar considerando isso para obter o controle de suas finanças e para sair da dívida o mais rápido possível. Isso pode ser uma opção enquanto você está indo para a escola ou se você está tentando economizar para dar uma entrada em um casa. Há algumas coisas que você pode fazer para tornar a vida de volta na casa de seus pais mais fáicl.
Configure um acordo formal antes de se mudar para morar com seus pais
Você precisa estabelecer um acordo com seus pais. Você deve colocá-lo por escrito. Isso tornará o arranjo mais formal, e isso deve ajudá-lo a equilibrar a situação novamente e a ser independente. Este acordo deve descrever as despesas para as quais você deve contribuir. Por exemplo, seus pais podem cobrar uma quantia reduzida de aluguel, ou pedir que você faça compras do mês ou pague alguns serviços públicos. Escrever a proposta claramente tornará tudo muito mais fácil depois.
Separar e voltar a morar com os pais exige que você se dedique um pouco mais
Se você acabou de se separar, está procurando emprego, ou acabou de se formar, não seja um folgado na casa de seus pais. Você deve encontrar um trabalho a tempo parcial que você possa fazer enquanto isso possa contribuir. Além disso, você deve comprometer-se a gastar pelo menos quatro horas por dia na procura de um emprego e na entrega de currículos. Defina metas concretas específicas e aplique a um número específico de empregos por semana. Ficar em um cronograma como este impedirá você de cair em uma rotina.
Se você estiver trabalhando, você deve pedir aos seus pais dinheiro extra ou ajuda. Eles não são seu caixa eletrônico pessoal. Da mesma forma, você não deve esperar que eles se levantem após você ou alterem suas vidas para que você possa fazer as coisas que você quer quando elas são convenientes para você.
Prepare-se para os julgamentos, uma das desvantagens de morar com os pais
Quando você mora com os pais para sair da dívida ou após uma separação, não se surpreenda se seus pais parecem chateados quando você faz compras ou parece desviar-se do seu plano. Seus pais estão fazendo sacrifícios para tê-lo em casa no seu espaço e cobrindo algumas de suas despesas. Seus pais provavelmente terão dificuldade em manter as opiniões sobre suas finanças para si mesmos, especialmente quando você é o único que abriu a questão ao voltar para casa. E nem precisamos falar sobre os relacionamentos amorosos, que vão atrair olhares desconfiados dos seus pais.
Saiba ajudar na organização da casa
Quando você se muda, pode ser fácil deslizar de volta para os antigos papéis onde seus pais preparam o jantar e fazem a roupa. No entanto, é importante parar de deixar isso acontecer. Assuma tarefas específicas que você vai completar todas as semanas para ajudar em casa. Isso pode ser em cozinhar o jantar algumas vezes por semana, lavar a louça quando estiver em casa ou ajudar com a limpeza semanal e trabalho de quintal. Você não quer ser um trabalho extra para seus pais, pois eles estão fazendo um favor deixando você viver na casa deles.
Mostre o respeito e a cortesia aos seus pais
Mostre aos pais sua cortesia e respeito comuns enquanto você mora com eles. Enquanto você não deve ter um toque de recolher como adulto, é educado avisar que você estará atrasado e que eles não precisam aguardar. Manter seus pais informados é uma das expectativas que acompanham a vida na casa deles. Lembre-se que é a casa deles e você deve seguir as regras que eles estabelecerem como por exemplo, não fumar em casa. Da mesma forma, tenha certeza de não deixar uma confusão nas áreas comuns da casa, assim como você faria se você tivesse colegas de quarto.
Tenha foco para sair logo da casa dos pais
Finalmente, você precisa ficar focado. Você pode querer curtir a vida, e viver em casa não será tão divertido quanto ter seu apartamento próprio ou alugado. Trabalhe no sentido de alcançar seus objetivos rapidamente. Obtenha um trabalho extra, se você estiver saindo da dívida, para que você possa sair mais rapidamente. Quando estiver pronto, você pode usar estratégias diferentes para economizar no aluguel, ou para encontrar o imóvel que se encaixa no seu perfil financeiro. O importante é pesquisar e continuar focado, sempre em frente.
Vocês já tiveram que voltar a morar com os pais? Como foi a experiência? O que fizeram para tornar esse retorno mais tranquilo?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Visto de trabalho no exterior – O que preciso para conseguir?
Construindo uma casa: dicas para economizar!
Casa grande ou pequena? Vantagens e desvantagens de cada uma!
10 hábitos que te fazem gastar dinheiro
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.