Compensa levar dinheiro em espécie em viagens ao exterior?
Viajar para o exterior lhe obriga em algum momento a ter dinheiro em espécie na moeda do local de destino. Se for para o Chile ou Argentina, por exemplo será imprescindível lidar com o a moeda “peso” espécie, seja o peso chileno ou o peso argentino e correr o risco de ter que trocar o dinheiro que sobrar na volta.
Leia também
Preço para comprar moeda exterior
As casas de câmbio dos aeroportos em geral cobram mais caro pela conversão da moeda. É um preço que você acaba pagando pela praticidade de não ter que procurar uma casa de câmbio, gastando o tempo precioso de sua viagem.
Sacar moeda exterior com cartão de débito ou crédito
Outra opção muito interessante é fazer o saque da moeda local usando o cartão de débito de seu banco. Há também conversões de moeda neste saque, geralmente para dólar e depois para reais, que aí sim é debitado em sua conta. Cada banco cobra uma taxa diferente para o saque, sendo que no Itaú a taxa é de R$ 9 por saque, independente do valor (out/2011). Consulte seu banco para saber qual a taxa de saque usando o cartão de débito, os limites diários e quais os caixa eletrônicos credenciados para isto.
O problema de deixar para fazer o saque em moeda local é correr o risco do cartão de débito não funcionar, aí você terá que apelar para saques no cartão de crédito, que são bem mais caros, pois a taxa de juros usada será a do próprio cartão.
Minha experiência com dinheiro e viagens para o exterior
Em minha opinião o melhor é levar em reais uma quantia que seja suficiente para 1 ou dois dias da viagem, trocar no aeroporto apenas a quantia necessário para o táxi até o hotel ou ao centro das cidades onde haverá casas de câmbio para trocar o valor restante ou efetuar saques no cartão de débito.
O risco do cartão não funcionar é pequeno caso você se informe com antecedência em seu banco. Viajando em grupo é ainda melhor pois seus amigos podem sacar para você, mesmo que você precise acessar seu banco pele internet e transferir antes o dinheiro para a conta deles!
E você? Como gosta de levar dinheiro para o exterior?
Sobre o autor
Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.
Veja também
Dinheiro em viagens internacionais – Minha experiência
Comprar dólar Canadense – Minha experiência
Sacar dólar direto no caixa eletrônico
Como desbloquear o cartão de crédito para usar no exterior
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.