Compra por impulso: o que é e como evitar?
A compra impulsiva. Talvez para você, é a piscina inflável que apareceu no seu feed do Instagram em um dia quente Ou é o par de sapatos que você não sabia que precisava até que eles acenassem para você na lista de promoções.
Seja qual for a compra não planejada, a compra de impulso pode levar a gastos excessivos. Felizmente, com reflexão e intenção, você pode manter o impulso fazer compras em cheque e economizar dinheiro.
A compra por impulso geralmente envolve um gatilho externo. Talvez esse gatilho seja uma venda ou anúncio, por exemplo. Ou talvez você simplesmente veja o item na loja, nas mídias sociais ou nas mãos do seu amigo legal e de repente, quer um.
Agir por impulso bas compras vs. Compras compulsivas
Enquanto a compra de impulso é situacional e externamente motivada, as compras compulsivas são tipicamente habituais e internamente impulsionadas por emoções desconfortáveis. “Compra compulsiva é um comportamento contínuo de lidar”.
Se você é um comprador compulsivo, não importa se há uma venda ou se você já tem essa camisola em cinco cores. Você compra para se auto-acalmar.
Embora as compras por impulso e compras compulsivas sejam diferentes, há uma continuidade de um para o outro. Se você é impulsivo em compras todos os dias, você definitivamente quer explorar se você é um comprador compulsivo.
Os compradores compulsivos geralmente acabam indo para um extremo. Por exemplo, ela diz, compradores compulsivos podem:
Continuar gastando enquanto eles estão em dívida.
Danos em relacionamentos por seus gastos.
Compram enquanto eles deveriam estar trabalhjando.
Compram tantas coisas que preenchem suas casas.
Não usam o que eles compram.
Esconder e mentir sobre seus gastos.
Se você está preocupado com a compra compulsiva, buscar um terapeuta pode ser essencial aqui.
Como controlar a compra por impulso? Dicas para gastar menos!
Se você tende a comprar por impulso ou fazer compras ocasionalmente compulsivamente, aqui estão algumas maneiras de evitar gastos excessivos.
1. Faça uma lista de compras
Uma lista de compras não só vai te ajudar a lembrar de pegar suas compras essenciais. Também pode ajudá-lo a ser mais intencional e menos impulsivo. Se não estiver na sua lista, isso não significa que você não pode comprá-lo amanhã – isso significa que você não pode comprar hoje.
2. Dê a si mesmo uma pausa
Coloque uma pausa entre o desejo e a ação. Por exemplo, talvez você ande uma volta ao redor do estacionamento antes de comprar. Ou diz a si mesmo que pode comprar o item amanhã, mas não hoje. E amanhã você pode ter esfriado sobre a ideia.
Enquanto comprando online, pode ser um pouco fácil para comprar por impulso um par de torneiras ou outros itens. Evite manter suas informações de pagamento no site de varejistas. Dessa forma, você tem que parar e inserir suas informações para cada compra.
3. Reflita sobre por que você compra
Considere quando e por que você tende a superar. O que você estava sentindo e experimentando as últimas vezes que comprou algo impulsivamente? Anote. Idealmente, você pode começar a entender seus gatilhos internos e externos e como gerenciá-los.
Por exemplo, se suas últimas compras de impulso foram feitas através do Instagram anúncios tarde da noite, talvez você configure restrições ao seu telefone para que você não possa acessar o Instagram após um determinado momento.
Nas configurações do seu telefone, explore os tipos de limites para aplicativos que você pode definir. Além disso, enquanto você está limitando os gatilhos de compras online, cancele a inscrição de emails de varejistas tentadores .
Ou diga que você percebe que você tende a comprar quando está triste. Nesse caso, vale perguntar a si mesmo o que mais te anima. Por exemplo, em vez de vagar para o shopping quando você é azul, talvez você ligue para um amigo ou caminhe pela natureza.
E lembre-se de que não há como ser perfeito em torno de dinheiro. Então, enquanto você reflete sobre as compras do impulso passado e tenta limitá-las no futuro, seja compassivo consigo mesmo.
Como você controla suas compras por impulso? Quais estratégias funcionam para você?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Site de compra no exterior é confiável?
10 dicas para aproveitar liquidações!
11 dicas para gastar de forma mais inteligente!
Como não gastar dinheiro a toa?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.