Cuidado com investimentos bons demais!

Em Educação financeira por André M. Coelho

Todo mundo sonha com aquela oportunidade que vai fazer sua vida mudar de rumo. Se ela vier de forma fácil, melhor ainda. Porém, sabemos que isso depende muito de sorte. Vivendo no mundo real, do trabalho, do esforço pessoal sorte é um elemento extra de sua vida, não o principal. Será que quando surgem investimentos bons demais para ser verdade é uma questão de sorte ou uma questão de recompensa pessoal?

Um investimento, por maior que seja seu risco, traz retornos altos para seus investidores em questão de meses ou até anos. Estamos falando aqui de investimentos altos, de alto risco e que podem dar muito errado. Mesmo grandes investidores fazem muitos estudos antes de fazer qualquer tipo de investimento: eles pesquisam mercados, conversam com outros investidores, estão antenados com todas as tendências da área onde estão investindo e muito mais. Isso demanda tempo e também experiência no mercado.

Mesmo estes grandes investidores que tem recursos e conhecimento para minimizar grandes riscos também podem ser vítimas de golpes. Há pouco tempo, milionários dos EUA foram vítimas de um golpe de Bernard Madoff, que já foi um dos chefes da NASDAQ, a bolsa tecnológica norte americana. Era um “esquema ponzi”, onde os “rendimentos” são pagos com o dinheiro de novos investidores para os mais antigos (explicação mais básica). O esquema só foi revelado por causa da crise mundial, senão, iria continuar por anos a fio.

Cuidados com investimentos

Tenha consciência de que os melhores investimentos são aqueles que oferecem um bom retorno a médio e longo prazo. O curto prazo (até 6 meses) raramente é um bom negócio. (Foto: blumenau.olx.com.br)

Sabendo que até milionários estão fadados em golpes, como saber que um investimento é realmente bom ou se ele é um golpe?

A dica que funciona é sempre desconfiar de qualquer investimento, desde investimentos de baixo risco até investimentos de alto risco. Não digo que isso é ser paranoico: isso é ser cauteloso. A cautela é a arma do bom investidor. O investidor que coloca esse cuidado em sua mentalidade de investimentos será capaz de ter a paciência necessária para estudar o investimento, estudar quem está oferecendo a oportunidade, conversar com pessoas que já investiram na área, ler livros.

Agora, e este investimento exige uma atenção imediata, o depósito de recursos na mesma hora, saia desta roubada, a não ser que você já tenha pesquisado bastante sobre ele previamente, o que é raro de acontecer. Este tipo de investimento, na maior parte dos casos, é um golpe ou algum tipo de serviço do mercado financeiro que acabará te trazendo algum tipo de prejuízo.

Respondendo então nossa pergunta inicial sim, existem investimentos que são “bons demais” no mercado e que não dependem apenas da sorte. Porém, para conseguir identificar estar oportunidades, é necessário muita pesquisa, paciência e até alguns prejuízos no caminho, já que todo investimento envolve riscos. O aprendizado com o mercado financeiro te dará a estrutura para conseguir ter seus investimentos direcionados a áreas em que você se sente mais confortável. Desta forma, seus riscos serão muito menores e seus ganhos muito maiores.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário