Custo Efetivo Total – CET – O que é isso?
CET é a sigla para Custo Efetivo Total e é o valor total que uma pessoa ou empresa paga ao contratar algum tipo de financiamento, empréstimo ou mesmo leasing. O CET é um valor de juros, um percentual em relação ao empréstimo contratado que será pago caso o empréstimo dure um ano.
O CET é com base anual justamente para facilitar ao consumidor comparar duas taxas de instituições financeiras diferentes e poder escolher mais facilmente entre elas. Todos os contratos devem trazer o CET no período anual para ter uma escala padrão de comparação.
- Taxa de juros
- Seguros
- Tarifas
- Impostos e tributos como IOF e outros
- Despesas com cartório
- Pagamento de serviços de terceiros, como comissões
- Outras despesas relacionadas à operação que serão pagas pelo tomador
Comparar o CET é importantíssimo antes de fechar qualquer negócio, pois não é apenas o valor da prestação que importa. Pode acontecer, por exemplo, de existir uma prestação de 100 reais com alguma taxa de 3 reais embutida em cada uma. Esta taxa certamente não entra na taxa de juros anunciada pela instituição, mas entra no cálculo do CET, que é mais importante e é o que difere um contrato de outro.
Quanto MENOR o CET, MELHOR para quem está contratando um empréstimo, pois vai pagar menos juros no fim das contas.
Algo que você fazer para ter uma idéia é compara o CET da fatura do cartão de crédito de dois bancos ou administradoras diferentes. Você vai perceber o quanto é caro o empréstimo disfarçado no pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito!
Qualquer dúvida em relação ao cálculo do CET, deixe um comentário!
Sobre o autor
Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.
Veja também
Como conseguir empréstimo sem garantias?
Quem pode pegar empréstimo no banco?
Comparando as taxas de juros de diferentes tipos de financiamentos
Quais as taxas do empréstimo consignado?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.