5 dicas para o controle de gastos mensais
Quem não quer se sentir mais confortável, menos estressado e ser capaz de comprar luxos ocasionais, como viagens, gadgets ou roupas bonitas? Suas finanças podem afetar todas as áreas da vida, e podem até mesmo colocar uma pressão desnecessária em sua vida amorosa, e por isso é uma boa ideia aprender algumas coisas úteis sobre o orçamento eficaz. Viver dentro de um orçamento não é tão difícil, nem requer sacrifícios enormes. Você só precisa ser realista, ambicioso e motivado para fazer algumas mudanças positivas. Vejamos alguns exemplos práticos de coisas que você pode fazer para controlar suas finanças mensais e começar a ser mais estratégico com seus gastos.
Controle de despesas mensais: concentrando-se na prevenção
Você vê as pessoas fazendo isso com sua saúde, sua casa e seus carros: elas negligenciam a manutenção regular e se recuperam, até o momento em que algo dá errado e elas são forçadas a remediar o problema rapidamente. O problema aqui é que, se você permitir que um pequeno problema fique fora de controle, pode acabar gastando muito dinheiro tentando consertá-lo.
Digamos que seu carro esteja passando bem, mas você não é o primeiro proprietário e já o tem há algum tempo. Você pode notar pequenos problemas se você fizer alguma manutenção regular do carro, como substituir peças desgastadas, trocar o óleo e fazer uma verificação geral de tempos em tempos. Esses princípios podem ser aplicados a qualquer aspecto da vida: a manutenção regular é uma grande economia de dinheiro a longo prazo.
O controle mensal de despesas começa pequeno
Às vezes, encontrar um pouco de dinheiro extra em seu orçamento que você pode guardar é apenas uma questão de perspectiva. Não veja como tirar algum dinheiro de um salário que já tenha que cobrir muitas despesas, pense nisso como se pagar pelo trabalho incrível que você faz todos os dias. Como as pessoas com conhecimentos financeiros já apontaram antes, estabelecer que seu conforto e segurança financeira são uma prioridade torna mais fácil justificar a economia de uma parte decente de sua renda total.
Pode ser tão simples quanto tirar cerca de 5% de sua renda assim que receber seu contracheque e colocá-lo em uma conta de poupança. Você pode tornar esses pagamentos automáticos, o que é mais fácil do que sempre tentar resistir às tentações, e você pode aumentar lentamente a quantia que separa à medida que fica mais experiente com o gerenciamento do seu orçamento.
O controle de gastos mensais também vem com um pouco de independência
Enquanto certos bens e serviços são bastante complexos e muito além do nosso próprio nível de habilidade, com muitas coisas custando cada vez mais caro, estamos falando mais sobre conveniência do que qualquer outra coisa. Se você comprar a granel, procure por promoções e cozinhe sua própria comida, o que fará você economizar uma quantia substancial de dinheiro, mas isso exigirá algum esforço de sua parte.
Da mesma forma, se você dedicar algum do seu tempo e energia para desenvolver algumas habilidades básicas, você pode pegar alguns suprimentos razoavelmente baratos e fazer o que precisar. Ter tempo para aprender a fazer alguns reparos básicos também é uma boa ideia. A criação de um pequeno orçamento mensal para reparos permite estocar suprimentos e ferramentas necessárias para todos os trabalhos e reparos que você fará.
Mantenha seu orçamento mensal flexível para o controle de gastos
Seu rendimento, na maioria dos casos, permanece o mesmo ao longo do ano ou é pelo menos bastante consistente. Isso significa que você tem que fazer mais alguns trabalhos freelance ou reorganizar suas finanças de mês para mês para enfrentar novos desafios ou pagar certos luxos sem ter que mergulhar em seu fundo de emergência ou parar suas economias.
A maneira mais simples de fazer isso é fazer um ajuste fino no orçamento. Por exemplo, se você quiser comprar uma nova TV ou um par de sapatos extravagantes, talvez tenha que comer fora algumas vezes menos. Algumas despesas surgem a cada dois ou três meses e algumas são sazonais, então você terá que desviar fundos de outras áreas durante esses períodos. Você consegue viver confortavelmente enquanto economiza, contanto que você tem um bom plano e mantém as coisas flexíveis.
Espere os custos inesperados para manter o controle das finanças
Por último, mas certamente não menos importante, você tem que ter algum tipo de suporte que permite cobrir custos inesperados sem precisar fazer um empréstimo ou invadir sua conta de poupança primária. Como já observamos, os custos de manutenção regulares devem ser cobertos pelo seu orçamento mensal como, por exemplo, problemas com o motor do seu carro ou um caso grave de infiltração que estão sujeitos a custos de manutenção, já que são algo com que você deve lidar de tempos em tempos.
Custos inesperados incluem coisas como uma longa internação hospitalar devido a lesão, um amigo anunciando que está se casando, roubos, seu telefone caindo de um lance de escadas e quebrando, etc. As chances de coisas assim acontecerem são não tão altas, mas há muitas pequenas coisas que podem dar errado, e você precisa de um fundo de emergência separado da sua principal conta de poupança para ajudá-lo a lidar com esses problemas da maneira mais indolor possível.
Aplicar essas dicas no seu dia-a-dia o ajudará a cobrir os grandes traços do seu planejamento financeiro, mas cabe a você definir prioridades e ajustar seu orçamento. Com um pouco de sorte, você estará no caminho certo para alcançar a estabilidade financeira nos próximos dois anos.
Como vocês controlam os gastos? Quais estratégias vocês utilizam?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
10 hábitos que te fazem gastar dinheiro
5 tipos de pessoas que não podem evitar o débito
Os maiores erros financeiros que as pessoas cometem e como evitá-los
Gastou demais sem ter dinheiro? 3 dicas para sair dessa!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.