Dívida com faculdade prescreve em quanto tempo?
Muitas pessoas, ao estudarem em faculdades particulares, acabam contraindo dívidas que não são capazes de pagar. Os nomes acabam sendo negativados nos diversos órgãos de proteção ao crédito e ficam algumas dúvidas: a dívida prescreve em quanto tempo? Ela pode penhorar bens? O que acontece com a dívida escolar?
Para esclarecer todas as dúvidas, reunimos as informações completas sobre o assunto.
Leia também
Dívida de faculdade pode sujar o nome?
Pode sim. O que não pode é o nome da pessoa continuar sujo após 5 anos a partir da contração da dívida. Vale lembrar que esse prazo também é o prazo limite para a instituição entrar na justiça para tentar receber o pagamento dos valores devidos pelo aluno.
Dívida de faculdade pode ser cobrada judicialmente?
Pode. O que normalmente acontece é que muitas instituições desistiam de requerer o pagamento das dívidas judicialmente e as pessoas achavam que não podia ser cobrada. Porém, essa prática tem mudado, e muitas instituições de ensino vem buscando na justiça os pagamentos aos quais tem direito.
Dívida de faculdade pode penhorar bens?
A dívida de faculdade que foi cobrada judicialmente e teve causa ganha para a instituição de ensino pode resultar sim, na penhora de bens. Antes do processo todo correr na justiça, porém, não poderá ser penhorado qualquer bem da pessoa. E quem decidirá pela penhora dos bens é o juiz a partir de um pedido do advogado da instituição de ensino…
Ação judicial de cobrança faculdade
Quando a faculdade protocola uma ação para a cobrança de mensalidades no prazo de até 5 anos do início da dívida, ela poderá levar essa cobrança por anos até reaver o dinheiro, inclusive solicitando a penhora de bens pela justiça. Para que isso aconteça, a pessoa endividada precisará receber uma intimação judicial e participar das audiências junto a um advogado de defesa.
Ficou alguma dúvida sobre as dívidas contraídas com faculdades? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder o quanto antes!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Emprestei meu nome para alguém e ele não pagou. E agora?
10 truques para negociar uma dívida
Como pagar a dívida do cartão? Qual dinheiro usar?
Como pagar as dívidas de fim de ano já no primeiro semestre?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.