DOC pode voltar ou ser cancelado?
Este semana realizei uma compra de um celular pelo Mercado Livre após tomar todas as precauções que imaginei para me certificar de que o vendedor era idôneo. Fiz várias perguntas antes de comprar o celular e combinei de retirá-lo em um local público, um shopping que tinha também várias agências bancárias.
Por motivos de segurança não levei dinheiro em espécie e meus planos eram fazer uma transferência bancária para o vendedor. Como ele não tinha conta no mesmo banco que eu, eu sugeri fazer um DOC e o vendedor disse que não aceitava DOC nem TED. Era dinheiro vivo ou transferência bancária! Mas porque? Ele foi me explicar um caso que havia ocorrido com um amigo dele!
DOC bancário pode voltar?
O DOC bancário é a forma de transferir pequenos valores entre contas de bancos diferentes. O dinheiro sai da sua conta e você imprime um recibo. Ao fazer este procedimento o dinheiro ainda não está na conta bancária do destinatário, pois ele ainda será processado pelo banco de destino. Aí é que podem ocorrer problemas. Quando você envia um DOC você informa o CPF e o nome completo do destinatário, além da agência e conta bancária de destino. Caso existem inconsistências em alguma destas informações, o seu DOC pode ser cancelado e o dinheiro volta pra conta do emissor! Alguém mal intencionado pode errar algum caractere ou abreviar algum nome de propósito com o objetivo de fazer o DOC voltar!
Em outras palavras, o rapaz que me vendeu o telefone celular quis se proteger de uma situação como esta. E não é difícil imaginar que golpistas possam usar isto para fazer compras e não pagar. Apesar do mesmo ficar identificado devido às informações bancárias fornecidas, será um tremendo trabalho para que o vendedor consiga receber o seu dinheiro se alguém agir assim de má fé!
DOC pode ser cancelado? Previna-se!
Portanto a dica é: se você vai vender alguma coisa para um desconhecido, só concretize a negociação quanto tiver o dinheiro do DOC ou TED liberado em sua conta corrente e, se necessário confirme por telefone com seu gerente se há ainda alguma possibilidade de estorno.
Achei interessante esta informação e resolve compartilhar aqui no site pois ela pode ajudar muita gente a se prevenir de problemas financeiros e golpes!
Sobre o autor
Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.
Veja também
Até que valor a TED pode ser feita no caixa eletrônico?
Qual o significado de estorno?
Como mudar de banco! Passo a passo de tudo que precisa ser feito!
Posso fazer transferência de conta poupança?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.
7 comentários para: “DOC pode voltar ou ser cancelado?”
Graziela
Muito obrigada pela informação, ajudou muito!
Adonias Barbosa
E se eu conferir rigorosamente os dados no comprovante, daí posso confiar?
Equipe Crédito ou Débito
Não. Só após ser creditado na sua conta.
Thiago
Acabei depositando em conta corrente, mas o beneficiado só possui poupança! O dinheiro irá retornar ou será debitado da mesma forma? Quanto tempo demora para retornar o dinheiro caso seja exonerado?
Equipe Crédito ou Débito
Irá retornar se foi feito via DOC ou TED, Thiago.
Tatiane
Bom dia! Fiz uma venda, o comprador fez uma transferência de bradesco para bradesco, ambos poupança, ele trasferiu a noite por volta das 23:00 no sábado, o dinheiro ainda não apareceu na minha conta, que dia vai aparecer na minha conta? Ele pode cancelar depois que aparecer na minha conta?
Equipe Crédito ou Débito
Tatiane, as vezes os bancos somente atualizam o extrato no próximo dia útil.