Empréstimo com garantia do FGTS: como funciona?
O pagamento do FGTS é uma compensação e / ou benefício que um empregador fornece a um funcionário após uma demissão sem justa causa ou por acordo. Nesses casos, o funcionário poderá sacar parte ou totalmente o FGTS. Também pode usar o saldo do FGTS para pagar financiamentos imobiliários e agora, poderá usá-lo também como garantia para um empréstimo. Mas como funciona isso?
Acima de tudo: você tem um planejamento financeiro? Sem um planejamento financeiro, é garantido que você não vai quitar sua dívida e mais provavelmente, vai entrar em outra. E perder seu FGTS.
Sabendo disso tudo, é hora de entender a garantia do FGTS.
Empréstimo consignado e empréstimo de saque aniversário com FGTS
Empréstimos com garantias do FGTS são empréstimos que são protegidos pela garantia do FGTS. Isso significa que quando você solicita um empréstimo garantido, o credor vai usar seu FGTS caso você não pague as parcelas do seu empréstimo.
Você poderá usar o FGTS como garantia para um empréstimo como uma antecipação do chamado “saque aniversário”, que são datas em que você pode sacar o FGTS.
Você também pode usar o FGTS como garantia para empréstimo como um consignado, usando parte do seu FGTS para garantir o empréstimo.
Quais as regras para empréstimo consignado com garantia do FGTS?
Quando se trata de obter um empréstimo consignado com garantia do FGTS, é importante considerar algumas coisas importantes:
1. Crédito disponível
O limite de crédito não pode ultrapassar 30% do salário do indivíduo, ou seja, as parcelas não podem comprometer acima de 30% do seu salário.
2. Juros
Os juros tem uma limitação de até 3,5% dos valores.
3. Parcelas
O empréstimo com FGTS de garantia pode ser parcelado em até 48 vezes.
4. Saldo do FGTS
O empréstimo consignado com FGTS pode pode comprometer até 10% do saldo e até 40% da multa rescisória.
Quais as regras para empréstimo de saque aniversário com garantia do FGTS?
Quando se trata de obter um empréstimo de saque aniversário com garantia do FGTS, é importante considerar alguns critérios importantes:
1. Crédito disponível
O limite de crédito não pode ultrapassar 30% do salário do indivíduo, ou seja, as parcelas não podem comprometer acima de 30% do seu salário.
2. Juros
Os juros tem uma limitação de até 3,5% dos valores.
3. Parcelas
O empréstimo com FGTS de garantia pode ser parcelado em até 48 vezes.
4. Saldo do FGTS
O empréstimo consignado com FGTS pode pode comprometer até 10% do saldo e até 40% da multa rescisória.
Como pedir um empréstimo com garantia do FGTS?
O empréstimo consignado com garantia do FGTS precisa atender a alguns pré-requisitos, e cada banco ou instituição financeira vai ter suas próprias regras. Você pode pesquisar no seu banco, mas recomendamos começar pela CAIXA pelo empréstimo.
Já para o empréstimo de antecipação do saque aniversário, você pode fazer pelo seu internet banking ou app do banco. Pesquise por FGTS e escolha os valores e períodos a antecipar, caso estejam disponíveis. Verifique e compare as taxas, no entanto, para encontrar a melhor oportunidade.
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o empréstimo com garantia do FGTS, deixe sua pergunta nos comentários abaixo e iremos ajudar!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Cuidados ao tomar um empréstimo com garantia!
Usei meu FGTS e fui demitido. Como calculado a multa de 40%?
Vantagens e desvantagens do empréstimo consignado
Empréstimo descontado na conta de luz, como funciona?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.