Empréstimo pessoal para autônomos
A aquisição de empréstimo por pessoas que trabalham em alguma instituição pública ou privada, e recebem salários fixos em folha, é muito mais fácil de ser aprovada. Chamado de empréstimo consignado, as parcelas para quitar o empréstimo são fixas e descontadas no contracheque. O próprio empregador repassa o dinheiro aos bancos e financeiras e desconta da folha de pagamento do empregado. A inadimplência para esse tipo de empréstimo é praticamente nula, e por isso os juros são menores.
Leia também
Para conseguir o empréstimo de autônomo, é necessário que a pessoa não esteja registrada em órgãos de proteção de crédito como SPC e Serasa. Além disso é necessário uma declaração de renda feita por um contador “pró-labore”, com os seus dados pessoais e a quantificação de sua renda mensal ou anual. O extrato bancário dos últimos três meses também é exigido para análise. Mediante esses documentos qualquer trabalhador autônomo pode tentar conseguir o empréstimo. Não há restrições além do nome que deve estar limpo na praça. Se o empréstimo for aprovado, o valor solicitado entra em sua conta corrente imediatamente.
As garantias que os bancos de empréstimo irão pedir são geralmente cheques pré-datados, que serão descontados todo mês na sua conta. Mas também podem utilizar o débito em conta corrente e até mesmo o cartão de crédito. Como dissemos, os juros são o grande perigo. Cada empresa possui uma tabela de acordo com o perfil do contratante, mas é regra que os juros são todos abusivos. Eles podem chegar até 18% ao mês. Um exemplo é que se você pega 300 reais emprestados, no mês seguinte ele já terá se transformado em 350 reais.
Uma alternativa aos bancos de crédito e financeiras é tentar um empréstimo pessoal no banco em que você é correntista. Se você for um cliente antigo, sem maiores problemas como dívidas e atrasos, conversar com seu gerente pode ser melhor que procurar um banco de crédito. Os juros são menores e os valores disponíveis podem ser maiores.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Empréstimo pessoal com restrição
Vantagens e desvantagens do empréstimo consignado
Empréstimos com cheques
Empréstimo descontado na conta de luz, como funciona?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.
2 comentários para: “Empréstimo pessoal para autônomos”
Fátima Chakib Assad
Preciso de vinte mil, pra abrir un negócio, com cheques de pessoa física
Equipe Crédito ou Débito
Fátima, o artigohttp://www.pontorh.com.br/como-abrir-empresa-que-preciso-por-onde-comeco/ pode te ajudar a planejar a abertura desse negócio sem que você perca dinheiro.