FINAME – O que é e como funciona?

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

O FINAME é um financiamento do BNDES feito por intermédio de instituições financeiras credenciadas para produção e aquisição de máquinas e equipamentos novos de fabricação nacional para empresas que estejam credenciadas no BNDES.

O produto financeiro do BNDES Finame divide-se em: Linhas de Financiamento que possuem objetivos e condições financeiras específicas para atender as demandas de diferentes perfis de clientes, de acordo com a empresa beneficiária e os itens financiáveis. São as linhas de financiamento do BNDES, de acordo com o próprio site:

Financiamento FINAME

O FINAME é um financiamento do BNDES voltado para as micro, pequenas e médias empresas que buscam linhas de crédito para investimentos em máquinas e equipamentos. (Foto: omtx.com.br)

Podem fazer parte e solicitar o FINAME, respeitando as orientações das linhas, as sociedades nacionais e estrangeiras e fundações, com sede e administração no Brasil; empresários individuais inscritos no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ e no Registro Público de Empresas Mercantis; pessoas jurídicas de direito público; transportadores autônomos de carga residentes e domiciliados no País, para aquisição de caminhões e afins, e equipamentos especiais adaptáveis a chassis, tais como plataformas, guindastes e tanques, nacionais e novos e associações, sindicatos, cooperativas, condomínios e assemelhados, e clubes.

Existem três modalidades de apoio do FINAME que se caracterizam em diferentes etapas do processo de produção/venda de um produto. Na primeira modalidade, no Financiamento à Compradora, temos recursos voltados para a aquisição de máquinas e equipamentos que pela sua natureza, a critério do BNDES, possam ser destinados ou não ao uso de terceiros, mediante contrato de comodato ou para locação. Na segunda modalidade, no Financiamento à Produção de Máquinas e Equipamentos, temos recursos voltados para a produção de máquinas e equipamentos já negociados com as respectivas Compradoras. Finalmente, temos o Financiamento à Fabricante para a Comercialização, focado na venda de máquinas e equipamentos já negociados com as respectivas Compradoras.

Existem também o FINAME Agrícola e O FINAME Leasing. O primeiro é focado na compra de produtos e equipamentos para o setor agropecuário e o segundo é um empréstimo onde a instituição financeira que o fornece será dona do produto/compra até que o empréstimo seja pago em sua totalidade.

Para saber quais instituições financeiras perto de você podem te conseguir o FINAME, basta acessar este link e ver qual delas é mais próxima de sua residência para pesquisar as condições que melhor te atendem.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Um comentário para: “FINAME – O que é e como funciona?”

  • Jose

    Boa tarde,
    Tenho um financiamento pelo FINAME e estou querendo fechar minha empresa.
    A duvida e se posso fechar sem terminar o financiamento.
    Grato
    Jose

    Responder

Deixe um comentário