Ganhe dinheiro planejando suas compras!
Uma das maiores lutas de nosso dia a dia está na gestão do tempo. Um aspecto por vezes esquecido de administrar o tempo é ter um calendário planejando nossas compras e vendas. Hoje, a tecnologia faz manter um calendário com este planejamento mais fácil do que nunca.
Por que ter um calendário de compras e vendas?
Seja você um consumidor procurando oportunidades para descontos ou um vendedor procurando as melhores datas para aumentar o volume de vendas, o calendário de compras e vendas bem planejado ajuda muito a ganhar dinheiro.
Para o consumidor
O calendário de compras e vendas vai te ajudar a saber quando existem reais descontos nos produtos que você quer comprar e quando as promoções são apenas uma ação de propaganda. Também, te farão entender quando você pode vender produtos e serviços com a maior margem de lucro possível, inclusive te ajudando na hora de vender veículos ou imóveis.
Como fazer o calendário de compras e vendas?
É fácil fazer o calendário de compras e vendas. Porém, pode demorar alguns meses até que ele realmente surta efeito no seu bolso. Isso acontece porque o calendário de compras e vendas tem muita influência dos aspectos econômicos locais. Coisas como dia de pagamento de uma grande empresa na sua cidade ou datas comemorativas estaduais ou municipais influenciam muito estes valores. Lógico, você pode copiar dados já existentes para começar seu calendário, mas nada se compara a começar do zero e ter seus próprios dados.
Mantenha um calendário com você em todos os momentos
Pode ser um calendário eletrônico, como um em um smartphone/tablet/computador; ou uma cópia impressa, como uma agenda. Se você tem o seu calendário com você, você pode anotar dias em que o movimento não foi muito bom, dias em que você terminou o dia com menos dinheiro. É mais ou menos como fazer um orçamento, mas é mais qualitativo do que quantitativo, dando qualidades ao dia ao invés de números.
Exemplos: dia X eu paguei todas as minhas contas e terminei com menos dinheiro; dia X fiz compras e parece que elas estavam mais caras; dia X a loja teve movimento muito fraco de clientes.
Destine um tempo a cada semana para manutenção
Para o vendedor, este pode ser o momento em que faz chamadas aos clientes para verificar o seu produto ou serviço está funcionando perfeitamente. Isso também pode ser o momento para examinar as necessidades dos seus clientes e ver se existem quaisquer produtos ou serviços adicionais que você tem que possam ser uma boa opção para eles. Outro bom uso deste tempo, tanto para o vendedor quando para o consumidor, é escrever quaisquer notas de agradecimento, cartões de aniversário ou correspondências de feriados. Para o consumidor, vale visitar lojas, entrar em contato com vendedores e lojistas onde você faz compras regularmente e buscar por descontos ou programas de fidelização. Seu interesse e boa educação, repetidas vezes, vai mostrar que é um cliente importante de ser fidelizado. Isso pode se traduzir a fazer uma visita naquela padaria da esquina onde você compra toda semana, mesmo que você não precise de nada, e comprar um pacote de biscoitos.
Programa em seu calendário para o retornar e-mails e telefonemas
Você só precisa responder e-mails e telefonemas se forem realmente urgentes. Para o vendedores, esta dica é bem simples e direta. Para o consumidor, esta dica significa usar as newsletters de diversos sites como fonte de informações para descontos. E se um produto que você deseja muito nunca aparecer em promoção, quem sabe retornar o e-mail ou dar um telefonema não resulta em um desconto na sua próxima compra?
Designe um tempo para pesquisar
Um bom vendedor e um bom comprador devem sempre passar uma parte de sua semana à procura de novos clientes/fornecedores. Há uma série de maneiras de fazer isso. Você pode pesquisar online, ligar para amigos e clientes, visitar concorrentes, trocar de fornecedor ou loja por uma semana e comparar os custos e por aí vai.
Separe tempo e dinheiro para ocasiões especiais
O caminho mais rápido para não perder oportunidades é estar sempre preparado. Separe um tempo no seu calendário para se preparar para os compromissos que exigem dinheiro. Liste tudo que você precisa para promover as vendas (para o vendedor) ou para aproveitar oportunidades (para o comprador). Anote todas as informações que você precisa, tais como preços de produtos e serviços semelhantes, e o mais importante: quais os maiores descontos que você já viu para tal produto ou serviço, seja você um vendedor tentando entender quanto de desconto dar nas promoções ou um consumidor tentando encontrar a melhor época de comprar alguma coisa.
Tenha em mente o dia de pagamento das principais empresas da sua região
As empresas principais podem ser uma grande empresa que emprega muitas pessoas ou várias pequenas empresas. Nestas datas, lojistas fazem promoções para aproveitar o bolso cheio dos clientes. Em alguns casos, os lojistas não fazem promoções, mas fazem propaganda porque, como os clientes tem dinheiro, podem pagar o valor cheio pelos produtos. Para o vendedor, é o momento de analisar as estratégias dos concorrentes, de forma a se preparar para cobrir as ofertas e ser agressivo. Para o consumidor, significa analisar o que os vendedores fazem antes de sair gastando dinheiro, já que muitos só farão propaganda e descontos ilusórios.
Considerações Finais
Os mais bem sucedidos aqui serão aqueles que conseguem guardar datas e números com exatidão, tanto para o lado das vendas quanto para o lado das compras. Para os vendedores, as compras significam anotar sempre o que pode ser feito com os fornecedores, incluindo estratégias de negociação que funcionaram e as que não funcionaram, economizando tempo e energia. Para os consumidores, você sempre saberá quando comprar economizando e vender ganhando. No fim das contas, você vai ganhar dinheiro poupando e também vendendo.
Como você faz seu calendário de compras e vendas? Quais são as datas mais importantes do seu calendário?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
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