Gerador de IBAN, como usar?

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

Os números de conta bancária internacional (IBANs) são uma maneira de identificar contas bancárias internacionalmente, permitindo que os pagamentos internacionais sejam processados ​​rapidamente. Quando você envia dinheiro para o exterior, um IBAN identifica o destinatário para garantir que os fundos cheguem à conta certa.

Leia também

Em um gerador de número IBAN, você terá a geração de até 34 caracteres alfanuméricos, estruturados da seguinte maneira:

AABBCCCCCCCCCCCC…

Os dois primeiros caracteres (“AA”) especificam o código do país no formato ISO 3166-1 alfa-2. São usadas apenas letradas nesta identificação. A lista completa de letras e países pode ser encontrada com uma simples pesquisa no Google. Para o Brasil, as duas letras são BR.

Os próximos 2 caracteres (“BB”) especificam os dígitos de verificação, usados ​​para confirmar a integridade do código. Estes dois caracteres usam apenas números.

Os caracteres restantes (“CCCCCCCCCCCC…”) especificam o número da conta bancária básica (“BBAN”). O formato é decidido pelo Banco Central nacional ou pela autoridade de pagamento designada de cada país. São permitidas letras e dígitos.

O gerador IBAN vai gerar estes números, com segurança, para os testes.

Gerador de IBAN

Um gerador de IBAN pode ser usado em testes ou para garantir que seu número IBAN está correto. (Foto: IBAN | Al Salam Bank Bahrain)

Número da conta bancária básica ou BBAN

Dentro do número IBAN, está o BBAN, que são os caracteres “CCCCCCCCCCC…” do exemplo acima. O Banco Central estabelece as seguintes regras para a criação deste número:

8 caracteres numéricos: estes identificam a instituição financeira da conta com o identificador da instituição financeira, ou ISPB. Os números são definidos em lista, divulgada pelo Banco Central.

5 dos caracteres números são usados para a identificação da agência bancária, sem qualquer dígito verificador.

10 caracteres numéricos correspondem ao número de conta do cliente, com o dígito verificados.

1 caractere alfanumérico corresponde ao tipo de conta, de acordo com o catálogo de mensagens e de arquivos do SFN, disponível no site do Banco Central.

1 caractere alfanumérico identifica o titular da conta. 1, identifica o primeiro ou único titular. 2, identifica o segundo titular. A, o décimo titular, e assim se segue, usando as letras a partir do décimo titular da conta.

https://youtu.be/39bA10HygGA

Como encontrar seu número IBAN?

Você pode encontrar o seu Número Internacional de Conta Bancária (IBAN) e o Código de Identificação Bancária (BIC ou SWIFT) em seu extrato bancário  impresso, pelo aplicativo co banco ou instituição financeira, ou fazendo login no Online Banking.

Online é a forma mais fácil de encontrar o número. Para isso, faça o login no seu banco ou pelo aplicativo da instituição financeira.

Depois, escolha a conta para a verificação. Procure diretamente no botão de pesquisa por IBAN, BIC, SWIFT, BIC. O resultado da pesquisa já deve te dar o número exato. Você pode também clicar ou tocar em detalhes da conta, e buscar pelo IBAN ou BIC.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder pra te ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário