Índice de endividamento: o que é? Como é calculado?
A relação entre a dívida e a renda de um indivíduo ou empresa é conhecida como índice de endividamento. Basicamente, é a porcentagem de renda ou receita que está sendo usada para pagar as dívidas.
Credores, investidores, contadores, administradores, e planejadores financeiros, usam o índice de endividamento para descobrir os riscos que suas finanças apresentam. Por exemplo, um banco pode usar sua relação entre dívida e renda para descobrir quanto você pode pagar em um empréstimo para seu negócio ou em um empréstimo pessoal.
Leia também
Composição do endividamento: total dos débitos mensais
A razão entre a dívida e a receita é igual às dívidas mensais divididas pela renda mensal. Para empresas, significa o passivo dividido pelo ativo da empresa.
IE = dívida mensal ou passivos / renda mensal ou ativos
Para realizar esse cálculo, na dívida mensal ou passivos, devem entrar os seguintes gastos pessoais ou da empresa:
- Hipoteca ou aluguel
- Cartão de crédito
- Financiamento de equipamentos e/ou veículos
- Empréstimos estudantis
- Pagamentos de pensão alimentícia
- Outros empréstimos
- Média de 3 meses dos custos variáveis, tais como insumos de produção, insumos de consumo, compras no supermercado, etc
- Contas de serviços públicos: água, luz, gás
- Condomínio
- Custos fixos da empresa com funcionários
- IPTU e outros impostos devidos
O montante total é o valor dos seus passivos ou de sua dívida.
Receitas ou renda mensal
O próximo passo para determinar o seu índice de endividamento é calcular a sua renda mensal. Comece somando toda a receita pessoa ou da empresa, das seguintes maneiras:
- Receita bruta
- Bônus ou horas extras
- Qualquer tipo de pensão
- Rendimentos de vendas e trabalhos freelance
- Outros rendimentos.
Índice de endividamento: fórmula aplicada
Depois de calcular o que gasta todos os meses em pagamentos de dívidas e o que você ou sua empresa recebem mensalmente em renda, você tem o que precisa para calcular sua relação entre dívida e renda. Para calcular o índice de endividamento, divida sua dívida mensal por sua renda mensal. Em seguida, multiplique o resultado por 100 para chegar a um percentual.
O que é o endividamento? A utilidade do índice de endividamento
Seu resultado final estará dentro de uma das seguintes categorias, o que vai descrever melhor sua saúde financeira ou de seu negócio
Um resultado de 36% ou menos é a carga de dívida mais saudável para a maioria das pessoas e empresas. Evite incorrer em mais dívidas para manter uma boa relação.
Um resultado entre 37% e 42% não é uma posição ruim. Se sua relação cair nesta escala, você deve começar reduzir seus débitos para melhorar seu desempenho financeiro.
Um resultado entre 43% e 49% é uma proporção que indica um provável problema financeiro. Comece a pagar suas dívidas agora para evitar uma situação de dívida sobrecarregada, ou resultar na insolvência da sua empresa ou até uma falência.
Um resultado de 50% ou mais é uma proporção perigosa. Você deve adotar uma estratégia agressiva para pagar suas dívidas. Não hesite em procurar ajuda profissional.
O valor do índice de endividamento é um excelente indicador da sua saúde financeira ou de sua empresa. Faça de tudo para manter os índices em níveis saudáveis e sua empresa e vida pessoal estarão em um bom caminho.
Como você lida com o endividamento? Quais os procedimentos que adota para manter um índice de endividamento baixo?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
10 hábitos que te fazem gastar dinheiro
Como pagar as dívidas de fim de ano já no primeiro semestre?
5 tipos de pessoas que não podem evitar o débito
Como diminuir o valor da parcela de um financiamento?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.