Lojas virtuais seguras e recomendadas
Quem quer aproveitar melhores preços e condições de pagamento tem que incluir a internet como fontes de pesquisas e principal local de compras como escolha. Porém, ainda existe muita insegurança nas compras pela rede mundial de computadores, principalmente daqueles que não tem muita experiência em saber como escolher uma loja de confiança na rede para fazer suas compras.
Para iniciar uma pesquisa de sites seguros, você tem que limitar suas buscas. Pesquisas diretas, ou seja, aqueles pesquisas feitas diretamente pelo Google, Bing e demais ferramentas de busca na rede, tem mais chances de te direcionar para um site inseguro. A melhor forma para evitar o direcionamento para sites de lojas problemáticas é começar suas pesquisas por sites de comparação de preços, como o Buscapé, JáCotei, Bondfaro e o Baixou!. Estes sites comumente fazem pesquisas de confiabilidade nas empresas e tem ferramentas agregadas para verificar a genuinidade de um site, inclusive comprovando dados dos mesmos. Existem até rankings com notas para os serviços prestados por cada loja e comentários dos usuários, duas boas fontes para informações sobre as lojas online.
E não adianta achar que as lojas grandes são sempre seguras. Há algum tempo, por exemplo, a Americanas Online foi proibida de vender para o estado do Rio de Janeiro, devido à grandes problemas com atrasos e entrega de mercadorias. De vez em quando, surgem pessoas que receberam tijolos ao invés de notebooks de compras feitas pelo Submarino. A melhor forma para garantir que a loja de onde você está comprando é segura, além de buscar por comentários nos sites de comparação de preços, é acessar programas de avaliação na internet e a classificação da loja nestes sistemas de segurança.
Um dos mais famosos no Brasil é o bitConsumidor, um serviço da Ebit. As lojas recebem uma pontuação dos usuários e são classificadas pela quantidade de pontos que receberam, ganhando selos de acordo com o aumento da pontuação positiva. Outra boa fonte de informações é o Reclame Aqui, disponível neste link. Neste site, os consumidores expõe suas reclamações contra empresas, que podem ou não responder e dar soluções para os casos lá postados. Nem sempre eles são solucionados, mas é bom para saber quais empresas realmente se preocupam com seus clientes.
Não há nenhuma garantia 100% de que você não irá passar por problemas com compras pela internet. Eu por exemplo, tenho mais de 12 anos de experiência com compras online. Mas há dois anos atrás, tive que processar uma empresa por não ter devolvido o total pago por um produto que apresentou defeito. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, eu tinha direito a juros e correção monetária, além do valor que tinha sido pago pelo produto. E foi o que busquei no juizado especial e consegui, em bem pouco tempo. A loja, Apetrexo, inclusive entrou na lista do Procon de SP.
O importante na hora de fazer suas compras é saber de seus direitos. Se o site de juma loja não tem informações como endereço, telefone e CNPJ, fuja do site, mesmo que a promoção seja atraente. O cuidado com o seu dinheiro vale mais do que um eletrodoméstico mais barato. Prefira também sempre pagamentos pelo cartão e apenas opte pelo boleto para sites de extrema confiança.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como saber se uma loja online é confiável ou não?
Como comprar com cartão de crédito pela Internet
O que é “parcelar pela loja”? Qual a diferença de “parcelar pelo cartão”?
Seu cartão devolve o dinheiro quando o preço do que você comprou diminui?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.