Maneira simples de controlar gastos em uma viagem
Viajar é uma das maneirais mais simples de colocar as contas no vermelho. Sair de casa e arejar a cabeça em outra cidade ou mesmo em outro país tem seu preço, e saber qual é este preço é essencial para evitar arrependimentos e problemas financeiros.
Viagens tem que ser planejadas meticulosamente, tanto em relação aos itens essenciais da viagem como passagem, malas e hospedagem, bem como com relação ao dinheiro.
Fazer tantas anotações de gastos pode acabar por tornar a viagem chata r burocrática, logo a maneira mais interessante que encontrei foi pegar recibos de todos os gastos. Cupons de cartão de crédito e débito, anotações dos restaurantes e quiosques e qualquer outro papelzinho que me fosse entregue no momento de uma compra era simplesmente guardado para fazer o fechamento diário. Assim, à noite logo antes de dormir eu anotava em uma planilha no computador todos os gastos realizados. É uma tarefa rápida que não gasta mais do que 10 minutos mas que logo me permitiu ver que os gastos estavam ainda abaixo do planejado para cada dia.
No fim da viagem acabou que gastamos um pouco mais do que o planejado, mas com consciência do fato e sem sustos. Ter um controle de gastos é essencial. Sugiro a utilização de planilhas online no Google Docs, onde mais de uma pessoa pode acessar e preencher valores, dividindo a tarefa entre os viajantes.
E você? Costuma gastar mais do que o planejado em uma viagem? E para fora do Brasil, como faz para sacar dinheiro no exterior? Por favor Deixe seu comentário ou sua opinião!
Image: Stuart Miles / FreeDigitalPhotos.net
Sobre o autor
Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.
Veja também
Dinheiro em viagens internacionais – Minha experiência
Como fazer um planejamento financeiro para viajar sem se endividar
Recompra em cartões de viagem? Furada! Veja por que!
Como fazer uma viagem internacional com pouco dinheiro?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.