Máquina de cartão para MEI, como funciona?
Todo Microempreendedor Individual (MEI) podem oferecer uma máquina de cartão para seus clientes. Mas como fazer o pedido dessa máquina de cartão? Como obter uma máquina de cartão para MEI sem ter problemas legais?
Máquina de cartão para MEI: cuidados com os limites
O primeiro cuidado que o MEI tem que tomar ao adquirir uma máquina de cartão é quanto ao volume de transações que serão realizados na máquina de cartão. Isso é necessário porque há um limite de valor que MEI pode movimentar mensalmente e acima desse limite, o MEI terá de mudar seu enquadramento fiscal, o que não é algo para o qual todos estão preparados, e podem acabar gerando prejuízos. Verifique com seu contador o no Portal do Empreendedor quais são os limites vigentes para o ano em que você está tentando começar a aceitar pagamentos por cartão.
Leia também
Microempreendedor Individual: analise o perfil dos seus clientes antes de obter a maquininha
Nem todas empresas precisam aceitar cartões de crédito ou débito para serem bem sucedidas. Por isso, é necessário analisar o perfil dos seus clientes e ver se a máquina de cartão é uma boa opção para seu negócio. Se poucos clientes querem pagar no cartão, pode não ser uma boa ter a maquininha na sua empresa.
É necessário também fazer uma política de preços de acordo com os valores das taxas, oferecendo também descontos para os pagamentos em dinheiro. O empresário também precisa se preparar para os prazos de recebimento que vão de 1 a 3 dias para pagamentos no débito e até 30 dias nos pagamentos a crédito. Todo cuidado é pouco.
Maquininha de cartão para MEI: as questões legais
Geralmente, para obter uma máquina de cartão basta que o empreendedor pesquise entre as diversas empresas que oferecem o serviço, encontre as menores taxas e custos, e escolha a máquina que melhor atenderá suas necessidades. Porém, alguns estados exigem alguns requisitos antes da instalação das máquinas de cartão de crédito e/ou débito.
Para não ter problemas tributários, é necessário procurar a Secretaria de Fazenda Estadual ou Municipal para saber se é necessário algum passo extra antes de começar a aceitar pagamentos pela máquina de cartão através do seu MEI.
O que o Microempreendedor Individual precisa para ter uma máquina de cartão de crédito?
Depois de analisado o faturamento e se é ou não necessário algum passo extra de acordo com o estado em que o MEI se encontra, é hora de fazer uma pesquisa aprofundada sobre as opções de máquina de cartão existentes para encontrar a opção com os menores custos para o seu negócio. Existem opções sem aluguel e opções com taxas bem baratas para MEI.
Para todas as opções de maquininha, porém, será necessário ter em mãos os seguintes dados:
- CNPJ, CPF, e identidade do titular do MEI
- Comprovante de residência
- Comprovante de endereço do MEI
Com esses documentos em mãos e após a escolha da melhor máquina de cartão, basta fazer sua aplicação pelo site da operadora da máquina de cartão e aguardar pela aprovação.
Ficou alguma dúvida sobre a máquina de cartão para Microempreendedor Individual? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos respondê-las o quanto antes!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Máquina de cartão mais barata! Como escolher?
MEI pode ter máquina de cartão? Como fazer?
MEI pode ter cartão BNDES?
Máquina de cartão vale a pena? Compensa mesmo?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.