MEI pode ter máquina de cartão? Como fazer?

Em Cartão de crédito e débito por André M. Coelho

A máquina de cartão expande bastante as possibilidades de venda de um negócio. Hoje em dia, empresários e vendedores que não aceitam pagamentos em cartão estão perdendo a oportunidade de vender para milhões de brasileiros que preferem pagar com os cartões de crédito ou débito. Nesse contexto, será que MEI pode oferecer o pagamento em cartão para seus clientes?

Leia também

Parece até ser simples aceitar cartão, mas é necessário um pouco de planejamento.

Aceitando cartão como MEI

MEI pode aceitar cartões como pagamento, mas devem tomar cuidado com os limites fiscais do MEI. (Foto: ACHQ.com)

Planejamento financeiro para começar a aceitar cartões de crédito e débito

Para começar a aceitar os pagamentos em cartão de crédito e débito, é necessário compreender que há custos envolvidos no uso da máquina de cartão. Tais custos geralmente são as taxas, tarifas, e aluguel da máquina de cartão, e eles variam bastante de operadora para operadora. A primeira parte da pesquisa vai consistir em pesquisar bastante e comparar as diversas máquinas que existem no mercado para encontrar aquela que vai oferecer os menores custos e os maiores benefícios para o seu negócio.

Depois, será necessário avaliar se os seus clientes realmente querem fazer pagamentos no cartão. Muitas vezes, não são todos os clientes que vão querer esse tipo de pagamento, e pode não valer a pena ter uma máquina de cartão para apenas algumas poucas vendas.

Ainda é preciso considerar o volume de vendas que será realizado. O MEI tem um limite máximo de faturamento por mês. Se esse limite for ultrapassado, será necessário mudar a situação fiscal do MEI para SIMPLES ou para outro regime tributário, o que pode não ser uma opção boa para todos os tipos de negócios.

Por fim, é preciso saber que para aceitar pagamentos no cartão de crédito ou débito, alguns estados brasileiros exigem alguns passos extras. Por isso, verifique com a Secretaria da Fazenda Estadual ou Municipal, ou com a câmara de comércio, buscando saber as exigências de legislação tributária no seu estado.

Microempreendedor individual pode ter máquina de cartão de crédito, mas deve tomar cuidado

É importante lembrar que é permitido aos empresários e lojistas venderem produtos com desconto para quem paga por diferentes meios. Por exemplo, quem paga no dinheiro pode ter um desconto em relação a quem paga no cartão, já que há uma tarifa sendo cobrada pela operadora da máquina de cartão

Além disso, muitas máquinas de cartão abrem a possibilidade de parcelamentos, crediários, e o oferecimento de outros serviços, como a recarga de celular. Porém, é importante que o MEI tenha um bom planejamento financeiro, pois alguns desses pagamentos podem demorar alguns dias até 1 mês para caírem na conta. Por isso, não saia parcelando tudo em qualquer venda, ou você poderá acabar com prejuízos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário