Qual a melhor forma de usar os pontos ou milhas do cartão?
Com certeza se você parou aqui neste artigo, há muitas dúvidas sobre o senso comum no assunto. Alguns amigos dizem que é melhor acumular. Outros, gastar o quanto antes. Como saber o melhor uso para seus pontos ou milhas do cartão?
Em primeiro lugar, já sabemos que pontos dos cartões de crédito são melhor utilizados quando trocados por milhas das companhias aéreas. Estas, por fim, oferecem aos seus clientes descontos progressivos de acordo com a quantidade de milhas acumuladas, incluindo também benefícios como entrar primeiro no avião ou áreas VIP nos aeroportos.
Isto porque temos de pensar em alguns comportamentos e diferentes perfis de consumidores. Se você é alguém que voa semanalmente ou com uma frequência muito grande, o acúmulo de pontos é muito mais benéfico do que ficar trocando os pontos por bilhetes de voo. Agora, se você é um usuário ocasional e utilizou os pontos do cartão de crédito para suas milhas, é melhor que troque estes pontos na primeira oportunidade que tiver, antes que perca a validade.
Os programas brasileiros
Ainda estamos anos luz de mercados aéreos mais desenvolvidos, como EUA e Europa. Lá, todas as companhias oferecem programas de milhas porque a concorrência é muito alta. Para um mesmo destino você tem 4 a 5 companhias fazendo o trajeto com preços e horários muito variados.
No Brasil, temos a GOL com seu programa SMILES e a TAM com seu prorama TAM fidelidade. A TAM sai na frente nessa disputa porque faz parte da Star Alliance, que é um grupo envolvendo 21 companhias aéreas de várias partes do mundo. Em qualquer voo ou compra de passagens nestas companhias os pontos podem ser acumulados ou trocados por passagens aéreas mais baratas. Já a GOL ainda engatinha uma parceria com a Air France-KLM. Mas seus serviços no Brasil tem a fama de valerem mais a pena na relação entre custo e benefício.
Pensamento final
Planeje bem o investimento de seus pontos para não ficar prejudicado. É melhor gastá-los do que perder por causa da validade. Administre-os bem e mantenha-se informado de seu saldo. Pense nos feriados e nas viagens que você pode fazer. Assim, você poderá aproveitar melhor sua relação com a companhia aérea e ter um maior proveito do dinheiro investido.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
10 fatos ruins sobre as milhas e pontos de cartão para viagem!
O que são as categorias de programas de milhas? Como elas funcionam?
Programa Smiles da Gol – como resgatar as milhas?
Quais produtos posso trocar com os pontos do cartão?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.