Moto financiada: o que eu preciso para comprar?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Ainda mais do que os proprietários de carros e seus carros, os entusiastas da motocicleta tendem a ter uma conexão emocional muito forte com suas motos. Outras pessoas só podem imaginar a emoção e a sensação de liberdade que surge ao dirigir em uma estrada aberta sobre duas rodas. Para muitos, as motocicletas são mais do que apenas parte de um estilo de vida, elas são o centro da vida em si.

Leia também

Comprar moto financiada é semelhante ao financiamento de um carro

Se você já financiou um automóvel, vai reconhecer muito do que está prestes a ler. Existem algumas diferenças entre financiar um carro e uma motocicleta, mas há mais semelhanças, o que realmente não deveria ser uma surpresa. Em ambos os casos, você está comprando um veículo para você. Em ambos os casos, é uma proposta bastante cara. E em ambos os casos, os financiamentos são financiamentos, o que significa que o credor está assumindo um risco com você. Então, eles vão querer saber algumas coisas sobre você, particularmente seu histórico de crédito.

Quero comprar uma moto financiada: comece pelo seu score de crédito

Quando foi a última vez que você verificou sua pontuação de crédito? Você pode querer fazer isso antes de enviar seu pedido de empréstimo. Pode não haver muita coisa que você pode fazer se você tiver crédito ruim, mas se houver algo que possa fazer, como pagar dívidas antigas, isso é algo que você definitivamente deve cuidar antes de aplicar para o seu empréstimo.

Além disso, se você está carregando um monte de dívida de cartão de crédito, considere esperar até que você tenha pago tudo ou pelo menos antes de começar a financiar sua moto. Como mencionado, emprestar dinheiro tem muito a ver com assumir um risco e isso é especialmente verdadeiro para financiamentos de motocicletas. Os credores sabem que andar de moto é mais perigoso e, portanto, mais arriscado do que dirigir um carro, então espere que eles sejam muito mais rígidos em você do que se você estivesse comprando um carro.

Financiamento de motos

Financie uma moto da melhor maneira para realizar um sonho e ter um veículo perfeito em casa. (Foto: CMC Motorcycles)

Pesquisar os financiamentos é mais importante do que pesquisar as motos para financiar

Pagar à vista uma moto é o caminho a percorrer se você o tiver, mas vou assumir que você está lendo isso porque pagar à vista não é uma opção. Há uma série de opções de financiamento de motocicleta, no entanto. Algumas opções são melhores que outras, e algumas são bem ruins. Vamos dar uma olhada nas opções, e essa pesquisa é mais importante do que escolher a moto que você vai financiar.

A concessionária

Quase todas as concessionárias de motocicletas oferecem financiamento para seus clientes. A pegadinha aqui, é claro, é que você tem que comprar sua moto na concessionária. Em outras palavras, nenhuma moto usada de um vendedor particular. Eles vão verificar o seu crédito, como será o caso com todos os credores. Mas eles também podem ser os mais dispostos a trabalhar com você. Não espere as melhores taxas, no entanto, e certifique-se de ler e entender completamente os termos do seu contrato de financiamento.

A fabricante

Os fabricantes de motocicletas são outra fonte de financiamento. Eles geralmente oferecem programas especiais de financiamento como parte de seus esforços de promoção de vendas, particularmente em modelos recém-lançados ou em modelos que são lentos na venda. Sempre pergunte ao seu revendedor se há algum financiamento da fabricante disponível nos modelos em que você está interessado. Essas opções são, naturalmente, apenas para novas motos.

Bancos e Cooperativas de Crédito

Um dos melhores lugares para procurar um empréstimo é através de um banco local ou cooperativa de crédito. As taxas e os termos disponíveis são quase sempre melhores do que você receberá de outras fontes, especialmente quando se trata de cooperativas de crédito. Você normalmente não precisa ser um cliente atual para obter um empréstimo bancário, mas precisará ser um membro de uma cooperativa de crédito para obter financiamento lá. Dadas as melhores taxas, ingressar em uma cooperativa de crédito provavelmente vale a pena. Bancos com os quais você tem um relacionamento longo também podem oferecer condições e juros muito mais em conta.

Financiamentos online

Existem vários credores que operam principalmente online, alguns com nomes que você reconhecerá de anúncios. Estes credores definitivamente valem a pena conferir, mas não se esqueça de fazer um pouco de lição de casa online para ver a reputação deles e como eles são avaliados pelos seus clientes.

https://youtu.be/l5_X2h79gDs

O que evitar na hora de financiar uma moto?

A emoção de possuir a bicicleta dos seus sonhos pode turvar sua razão. Você realmente deve pensar se o financiamento pede alguma garantia, pois provavelmente não é uma boa ideia esse financiamento. E pense sobre isso, se você não consegue um financiamento regular de moto, provavelmente há uma boa razão para isso.

Outra má ideia: comprar uma moto no seu cartão de crédito. Se você tem um limite alto o suficiente, o pensamento é tentador. É fácil de fazer, quase muito fácil. E não há verificação de crédito se você já tiver o cartão. O fator que deve impedi-lo de fazê-lo, no entanto, são as altas taxas de juros que você estará pagando se parcelar o cartão, e as penalidades desagradáveis com as quais ficará preso se ficar atrasado em seus pagamentos.

Se possível, vá guardando dinheiro para comprar a moto à vista. É uma melhor opção, apesar de demorada, e você vai ganhando juros ao longo do tempo.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário